Onde na Bíblia fala que dízimo e dinheiro?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Malaquias 3:7–12—Israel recebe o mandamento de pagar o dízimo e fazer ofertas, com a promessa de grandes bênçãos.

os israelitas foram ensinados a adorar a deus com o dízimo, ou seja, 10% de tudo o que se produzia. abraão já tinha esse costume (gênesis 14:18-20), que perdurou no novo testamento (mateus 23:23 hebreus 7:2). além dos dízimos, as ofertas também são mencionadas (êxodo 36:3 deuteronômio 16:17, 1 coríntios 16:2).

“Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” ( 2 Coríntios 9:7). A doação sempre fez parte da vida cristã e está presente em todas as igrejas, independente de quais sejam os costumes de cada uma em relação ao dinheiro.

23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas.

Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão (…) e abençoou-o, e Abraão “deu-lhe o dízimo de tudo” (Gênesis 14:20).

Pagar o dízimo é um privilégio. Permite-nos mostrar nossa gratidão e amor ao Senhor. Nós precisamos pagar o dízimo muito mais do que Deus necessita que o façamos; entretanto, Ele fica muito satisfeito quando pagamos com fé e com um coração solícito e feliz.

Ao pagar o dízimo, demonstramos gratidão por tudo o que Deus nos deu e Lhe devolvemos parte do que recebemos. O dízimo é usado para construir templos e capelas, traduzir e publicar as escrituras, fazer o trabalho missionário e de história da família e outras maneiras de edificar o reino de Deus na Terra.

“A ninguém devais coisa alguma”, aconselha o apóstolo Paulo em sua carta aos cristãos romanos. Já Jesus Cristo, no Evangelho escrito por Lucas, alerta que as pessoas que pretendem iniciar um projeto, como uma construção, primeiro devem calcular o preço “para ver se têm dinheiro suficiente para completá-la”.

29 Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.

19 E a todo homem, a quem Deus deu ariquezas e bens, e lhe deu poder para comer deles, e tomar a sua porção, e desfrutar do seu trabalho, isso é dom de Deus.

23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua acruz, e siga-me.

Mateus 22. Jesus conta a parábola do casamento do filho do rei — Pagai tributos a César e a Deus — Os casamentos deste mundo só perduram nesta vida — O primeiro mandamento é amar ao Senhor — Jesus pergunta: Que pensais vós do Cristo?

24 Então Pilatos julgou que devia fazer o que eles apediam. 25 E soltou-lhes o que fora lançado na prisão por uma sedição e ahomicídio, que era o que pediam; porém entregou Jesus à vontade deles.

Moedas próprias de governantes do tempo bíblico
Finalmente, alguns governantes judeus também emitiram moedas. O primeiro a fazer isso foi João Hircano I (Yohanan Hyrcanus, 175 a.C. a 104 a.C., reinado de 135-104 a.C.), em torno de 110 a.C. (Figura 12).

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.

A palavra dízimo no Antigo Testamento encontramos 32 vezes localizados em 25 versículos.

Apesar da palavra “dízimo” significar dez por cento ou a décima parte de alguma coisa, a Igreja Católica flexibiliza, deixando como critério o que determina o coração do fiel. Nós podemos doar 5%, 3%, 12%, de acordo com a nossa disponibilidade financeira e a vontade de nosso coração.

Hoje, ela não impõe nada sobre o seu valor, não importando, pois, quem doa nem quanto se doa. Já parte dos protestantes e evangélicos, mais os evangélicos, costumam abusar ainda do dízimo. O dízimo está para uma igreja assim como está o imposto para um governo.

“A Bíblia não diz que o dinheiro seja o princípio de todos os males, mas sim 'o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males' (1 Timóteo 6:10 – BJ). É perfeitamente possível encontrar-se na posse de bens materiais, o que alguns chamaram um 'substituto da salvação.

Paulo pregou sobre as preocupações dos santos de Corinto sobre o uso dos recursos da Igreja para prover suas necessidades materiais. Ele explicou que o propósito de sua pregação era trazer salvação aos filhos de Deus. Ele exortou-os a evitar o pecado, bem como ofender os outros por suas crenças religiosas.