Onde nasce o pé de zimbro?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Origem: Esta planta lenhosa é originária da América do Norte (região da Califórnia), do norte de África e da Ásia (Himalaias). Na atualidade ocupa as zonas de montanha da Europa, o sul do continente asiático e América do Norte. Em Portugal, é habitual ver zimbro no interior norte e centro.

A árvore do zimbro é arbustiva (em formato de arbusto) e de pequeno porte, caracterizada por ter um tronco reto e com muitas folhas pontiagudas e curtas. Os frutos do zimbro são pequenas bolinhas azuis ou pretas, com sabor levemente doce quando maduros.

O arbusto do zimbro é uma planta do gênero Juniperus, que produz a baga de zimbro, ou em inglês, a famosa “berry”, uma espécie de fruto pequeno e azulado escuro. Também conhecido como junípero, cedro, genebreiro e zimbrão, o zimbro é comum na Europa, onde é muito aproveitado na culinária e na produção de bebidas.

Destaca-se por se desenvolver sobretudo numa disposição horizontal, numa estrutura ramificada e lenhosa. As folhas são verdes, escamosas e densamente organizadas em pares opostos sobre os ramos. É uma espécie dióca – com produção de flores masculinas e femininas em plantas diferentes.

Bagas de zimbro em promoção | Carrefour.

Usado em muitas culturas como uma maneira de eliminar a energia negativa e pode ser usado em rituais de limpeza para aliviar a eficácia de uma maldição. O Zimbro é uma erva que tem sido usada durante séculos por xamãs e curandeiros para limpar e purificar.

Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono. De repente, um anjo tocou nele e disse: — Levante-se e coma.

A subespécie communis é a única variedade de Juniperus que chega a ter um porte arbóreo, medindo não mais do que 1 metro, aproximadamente. As folhas do zimbro têm forma de agulha.

7 zimbros em Portugal: do território continental às ilhas da Madeira e Açores

  1. 1 – Zimbro-comum, zimbro-rasteiro ou zimbro-anão. ...
  2. Oxicedro, cedro-de-Espanha ou zimbro-bravo. ...
  3. Piorro ou zimbro-galego. ...
  4. Sabina-da-praia. ...
  5. Cedro-da-Madeira ou cedro-das-Canárias. ...
  6. Zimbreiro. ...
  7. Cedro-das-ilhas ou cedro-do-mato.

O que é zimbro
O zimbro pode ser utilizado como tempero, em drinks e também para fins medicinais, sempre em pequenas quantidades. Possui sabor picante e levemente adocicado.

Se você pretende cultivar Zimbro em vasos ou no jardim, o mais indicado é mantê-lo em local ensolarado. Solo: O Zimbro é uma árvore que se dá bem em solos secos, sem muitos nutrientes e bem drenado, não tolerando umidade excessiva. Para cultivar Zimbro em vasos ou no jardim, misture o solo comum com areia.

O óleo essencial de junípero (zimbro) é um líquido que apresenta um forte e característico cheiro de pinheiro com um leve toque de pimenta ao fundo.

São as sementes as responsáveis por fazer com que a gastronomia se aproprie desse vegetal. Devido ao seu sabor marcante, o zimbro é utilizado como tempero de diversos pratos. O óleo retirado das sementes é utilizado na produção do gin, dando à bebida o aroma e sabor característicos.

Como Fazer o Chá de Zimbro: Coloque 1 colher de sopa ( rasa ) para um litro de água. Deixe cozinhar por 7 ou 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

Propagação do Zimbro
O plantio por estaquia se dá obtendo estacas (galhos), de cerca de 12 cm de comprimento, a partir da planta e colocando-as em um vaso ou jarra de vidro com água para formar raízes e assim poder transplantá-las para o solo.

As bagas secas (inteiras ou moídas) são usadas no preparo de patês e de marinados, em conservas, no chucrute (sauerkraut, o repolho fermentado dos alemães) e em pratos feitos com batatas. Mas, são as carnes de caça as maiores beneficiadas com a adição do zimbro, perdendo o sabor forte, muitas vezes rejeitado.