Onde nasceu o empirismo?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Reino Unido

Sob essa égide, o empirismo surgiu na Idade Moderna, como fruto de uma tendência filosófica que se desenvolvia, principalmente no Reino Unido, desde a Idade Média.

O termo Empirismo (do latim "empiria")significa experiência. Ele foi definido pela primeira vez de modo formal e conceitual pelo pensador inglês John Locke (1632-1704), em seu "Ensaio Acerca do Entendimento Humano" (1690).

Racionalismo e o empirismo são duas tendências de pensamento epistemológico que surgiram no início da Idade Moderna, que influenciaram distintas vertentes de filosofia e teorias científicas. Apesar de suas diferenças, ambas buscavam entender o modo como adquirimos conhecimento, e como conhecer de maneira segura.

os filósofos empiristas defendem que todas as idéias humanas são provenientes dos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato), o que significa que têm origem na experiência. A denominação empirismo vem do grego empeiria, que significa experiência.

Em contrapartida ao racionalismo cartesiano, contudo, o empirismo representa uma tradição filosófica que, tomando como lema a frase aristotélica “nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos”, acredita que todo conhecimento resultaria de percepções sensíveis, desenvolvendo-se a partir desses dados.

Empirismo é um movimento filosófico que acredita nas experiências humanas como únicas responsáveis pela formação das ideias e conceitos existentes no mundo.

O conhecimento empírico acontece de constatações pessoais, a partir de observações e experiências pessoais. De forma geral, é um resultado da prática cotidiana. Então, é um conhecimento que considera experiências particulares como uma verdade coletiva.

Os pensadores do século XVII se aplicaram em entender como a verdade pode ser alcançada por meio da ciência. Os empiristas, por exemplo, acreditavam que ela só pode ser alcançada por meio da experiência.

Filósofos EmpiristasCaracterísticas do Empirismo
Basicamente, esse conceito defende a ideia de que todas – ou grande parte – as ideias e o conhecimento do ser humano são cunhados a partir da experiência sensorial que temos com os elementos que compõe mundo a nossa volta.

Por ser um defensor do conhecimento a partir da experiência – isto é, do empirismo –, John Locke iniciou sua investigação com uma crítica à possibilidade de os seres humanos terem ideias inatas.

René Descartes não foi representante do empirismo.

Os principais filósofos do Empirismo Britânico foram John Locke, George Berkeley e David Hume.

1 experiência, hábito, prática, praxe, rotina. Em medicina, de forma pejorativa: 2 charlatanice, charlatanismo.

Empiria em grego significa experiência. De acordo com essa teoria, a única forma de conhecermos a realidade que nos cerca é através dos cinco sentidos: olfato, paladar, tato, audição e visão.