Onde o advogado vê as intimações?

Perguntado por: sdomingues5 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Os advogados inscritos na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de estados como Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte podem acessar gratuitamente as intimações publicadas nos Diário de Justiça do seu estado, Diário de Justiça da União e Diário Eletrônico do Tribunal Regional Federal, por meio do convênio ...

Serão publicadas no Diário da Justiça eletrônico (DJe) as citações, intimações e notificações de processos em tramitação no sistema judicial eletrônico.

Para verificar a quem a intimação é destinada, acessar a aba “Expedientes”. Caso a intimação seja para o advogado, ela aparecerá na aba “Intimações” da página “Perfil do Advogado”.

Como saber o motivo de um mandado de intimação? Para saber o motivo do mandado de intimação basta observar a própria peça quando se é intimado, pois nela contém a descrição do assunto, o número do processo, a vara, a comarca em que está tramitando o processo e o nome das partes envolvidas.

As intimações serão realizadas preferencialmente por meio eletrônico. Logo, se já houver tecnologia nesse sentido, assim será realizada a intimação. Nesse sentido, art. 270 do CPC/2015: “[a]s intimações realizam-se, sempre que possível, por meio eletrônico, na forma da lei”.

Intimações podem ser consultadas, a partir dos meios eletrônicos, nos sistemas próprios da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e nos diários digitais dos tribunais e demais órgãos oficiais.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (16), o Projeto de Lei 1595/20, do Senado Federal, que autoriza a intimação judicial por meio de aplicativo de mensagens. A proposta altera o Código de Processo Civil.

Consulta ao Diário de Justiça Eletrônico
Para consultar a intimação enviada, acesse a página do DJEN e selecione o quadro referente ao CNJ.

A publicação de intimação pode ocorrer no Diário Oficial ou no Diário de Justiça. Em ambos os casos, o prazo é contado em dias úteis e a pesquisa da publicação pode ser feita no site do Tribunal de Justiça do estado em que ocorre o processo.

Como consultar uma intimação? É possível fazer a consulta de intimações na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) por meio de sistemas eletrônicos próprios. Também existe a possibilidade de consultar nos diários digitais dos Tribunais de Justiça e outros órgãos oficiais.

Ou seja, no dia primeiro dia útil após a data de publicação. Já a intimação eletrônica ocorre de maneira diferente. Nela a informação é diretamente enviada ao advogado por meio eletrônico. Assim sendo, o advogado tem dez dias para consultar a informação.

Vamos lá:

  1. Acesse o site do Tribunal de Justiça do estado onde tramita o processo;
  2. Clique em processos e depois em acompanhamento processual;
  3. Selecione consultar por documento da parte, podendo ser o número de CPF ou até RG do autor ou do réu;
  4. Insira o número do documento e clique em pesquisar.

Clique no campo “Confirmar a Consulta à Intimação”. A partir dessa confirmação, será cumprida a intimação eletrônica, iniciando, no primeiro dia útil subsequente, o prazo de cumprimento dela, se houver. Depois a consulta será emitida um umaCertidão de Intimação Cumprida no processo SEI.

Resposta: Você pode realizar a consulta pública nos sistemas processuais. Também é possível entrar em contato com vara ou juizado onde tramita o processo, caso o processo tramite em meio físico ou para solicitar a chave do processo eletrônico.

I – pessoalmente, se tiverem domicílio na sede do juízo; II – por carta registrada, com aviso de recebimento, quando forem domiciliados fora do juízo”. No caso das possibilidades apontadas acima não lograr êxito, a intimação será encaminhada por meio de oficial de justiça, conforme aponta o artigo 275: “Art.

O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação. A pessoa que não cumprir uma intimação pode, inclusive, responder por crime de desobediência à ordem judicial. Com isso, ela responderá a um processo criminal.