Onde os estudantes com deficiência intelectual devem estar matriculados?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Com base na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (MEC 2008), os estudantes com deficiência devem estar matriculados nas classes comuns do ensino regular.

O atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência mental deve permitir que esse aluno saia de uma posição de “não-saber”, ou de “recusa de saber” para se apropriar de um saber que lhe é próprio, ou melhor, que ele tem consciência de que o construiu.

O texto dispõe sobre a integração social das pessoas com deficiência. Na área da Educação, por exemplo, obriga a inserção de escolas especiais, privadas e públicas, no sistema educacional e a oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino.

Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?

  • Preparo do corpo docente. ...
  • Adaptação do projeto pedagógico. ...
  • Uso da tecnologia. ...
  • Medição do desempenho. ...
  • Conhecer o estudante de forma integral. ...
  • Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos. ...
  • Parceria entre escola e família.

Os primeiros passos para incluir

  1. Entender sobre a deficiência intelectual e múltipla;
  2. Conhecer as características de cada pessoa;
  3. Utilizar os recursos da acessibilidade;
  4. Ter um plano de ação eficiente;
  5. Incentivar cada vez mais a inclusão.

Cumpre salientar que o atendimento em Instituição Especializada / APAE é indicado quando detectado que o aluno com escolarização entre o 1º (primeiro) e o 5º (quinto) ano do Ensino Fundamental necessita de apoio pervasivo/permanente.

O professor deve organizar os grupos para evitar que eles tenham sempre a mesma formação e com isso estimulará os alunos a interagirem com todos os colegas. Os alunos com deficiência devem fazer parte do grupo, e o professor deve estimular os colegas a terem para com eles atitudes respeitosas e colaborativas.

O Atendimento Educacional Especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas das pessoas público-alvo da educação especial e ser realizado em articulação com as demais políticas ...

Estudantes com deficiência auditiva, visual, física ou intelectual ou com transtorno do espectro autista têm direito a um profissional de apoio.

  • DIREITO A PASSE LIVRE. ...
  • A IMPORTÂNCIA DA EQUOTERAPIA (TERAPIA COM CAVALOS) NO TRATAMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. ...
  • ISENÇÃO DO SERVIÇO MILITAR. ...
  • DIREITO À EDUCAÇÃO. ...
  • DIREITO À SAÚDE. ...
  • DIREITO AO TRABALHO.

Art. 1º É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fun- damentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

12 , inciso V , da Lei 9.394 /1996 ( Lei de Diretrizes e Bases do Sistema Brasileiro de Ensino) dispõe que os estabelecimentos de ensino devem "prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento". 3.

Artigo 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a limitar, em até 20 (vinte) alunos, o número de matrículas das salas de aula do ensino público fundamental e médio que têm matriculado 1 (um) aluno com necessidades especiais.

A escola é lugar de construção de conhecimento acadêmico e, por isso, a educação escolar de pessoas com deficiência intelectual exige um posicionamento crítico e responsável de todos os educadores, pois nos força ao enfrentamento de uma realidade social que ultrapassa a questão da história de discriminação e exclusão: ...

Para pleitear a retenção é preciso demonstrar de forma técnica, por meio de laudos e relatórios dos profissionais que acompanham o aluno a real necessidade de manutenção dessa criança no ensino infantil, bem como os riscos ou prejuízos que o menor pode sofrer com a progressão escolar automática ou forçada.

Oferece atendimento especializado para pessoas de todas as idades com deficiências intelectual e múltipla, seus familiares, responsáveis e cuidadores, através de uma equipe multidisciplinar.

As Unidades Escolares de Ensino Regular devem oferecer vagas e matricular todos os alunos, organizando-se para o atendimento com equidade aos educandos com necessidades educacionais especiais e assegurar-lhes condições necessárias para a permanência e aprendizagem.

Quais são os tipos de Inclusão?

  • Inclusão social. ...
  • Inclusão educacional. ...
  • Inclusão no mercado de trabalho. ...
  • Inclusão digital. ...
  • Inclusão financeira. ...
  • Inclusão cultural. ...
  • Inclusão política. ...
  • Leia Mais:

A inclusão escolar, além de assegurar esse direito, também tem o importante papel de auxiliar no desenvolvimento socioemocional das crianças com necessidades especiais. É papel do corpo docente idealizar atividades que atendam e incluam esse estudante considerando as suas habilidades e limitações.