Onde os estudantes com deficiência intelectual devem estar matriculados?
Com base na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (MEC 2008), os estudantes com deficiência devem estar matriculados nas classes comuns do ensino regular.
Como deve ser o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual?
O atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência mental deve permitir que esse aluno saia de uma posição de “não-saber”, ou de “recusa de saber” para se apropriar de um saber que lhe é próprio, ou melhor, que ele tem consciência de que o construiu.
O que diz a Lei número 9394 96 sobre a educação especial?
O texto dispõe sobre a integração social das pessoas com deficiência. Na área da Educação, por exemplo, obriga a inserção de escolas especiais, privadas e públicas, no sistema educacional e a oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino.
Que precisa feito para incluir alunos com deficiência?
Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?
- Preparo do corpo docente. ...
- Adaptação do projeto pedagógico. ...
- Uso da tecnologia. ...
- Medição do desempenho. ...
- Conhecer o estudante de forma integral. ...
- Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos. ...
- Parceria entre escola e família.
Como incluir uma pessoa com deficiência intelectual?
Os primeiros passos para incluir
- Entender sobre a deficiência intelectual e múltipla;
- Conhecer as características de cada pessoa;
- Utilizar os recursos da acessibilidade;
- Ter um plano de ação eficiente;
- Incentivar cada vez mais a inclusão.
Quando encaminhar um aluno para Apae?
Cumpre salientar que o atendimento em Instituição Especializada / APAE é indicado quando detectado que o aluno com escolarização entre o 1º (primeiro) e o 5º (quinto) ano do Ensino Fundamental necessita de apoio pervasivo/permanente.
Como o professor pode ajudar o aluno com deficiência intelectual no espaço escolar?
O professor deve organizar os grupos para evitar que eles tenham sempre a mesma formação e com isso estimulará os alunos a interagirem com todos os colegas. Os alunos com deficiência devem fazer parte do grupo, e o professor deve estimular os colegas a terem para com eles atitudes respeitosas e colaborativas.
Como deve ser feito o atendimento educacional especializado?
O Atendimento Educacional Especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas das pessoas público-alvo da educação especial e ser realizado em articulação com as demais políticas ...
Quem tem deficiência intelectual têm direito a professor de apoio?
Estudantes com deficiência auditiva, visual, física ou intelectual ou com transtorno do espectro autista têm direito a um profissional de apoio.
Quais são os direitos de uma criança com deficiência intelectual?
- DIREITO A PASSE LIVRE. ...
- A IMPORTÂNCIA DA EQUOTERAPIA (TERAPIA COM CAVALOS) NO TRATAMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. ...
- ISENÇÃO DO SERVIÇO MILITAR. ...
- DIREITO À EDUCAÇÃO. ...
- DIREITO À SAÚDE. ...
- DIREITO AO TRABALHO.
Qual é a lei que ampara o aluno com deficiência?
Art. 1º É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fun- damentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
O que diz o artigo 58 da educação especial?
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
O que diz o artigo 12 da LDB?
12 , inciso V , da Lei 9.394 /1996 ( Lei de Diretrizes e Bases do Sistema Brasileiro de Ensino) dispõe que os estabelecimentos de ensino devem "prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento". 3.
Quantos alunos especiais por sala de aula Lei?
Artigo 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a limitar, em até 20 (vinte) alunos, o número de matrículas das salas de aula do ensino público fundamental e médio que têm matriculado 1 (um) aluno com necessidades especiais.
Qual a importância da escola na vida do educando com deficiência intelectual?
A escola é lugar de construção de conhecimento acadêmico e, por isso, a educação escolar de pessoas com deficiência intelectual exige um posicionamento crítico e responsável de todos os educadores, pois nos força ao enfrentamento de uma realidade social que ultrapassa a questão da história de discriminação e exclusão: ...
Pode reter aluno com deficiência?
Para pleitear a retenção é preciso demonstrar de forma técnica, por meio de laudos e relatórios dos profissionais que acompanham o aluno a real necessidade de manutenção dessa criança no ensino infantil, bem como os riscos ou prejuízos que o menor pode sofrer com a progressão escolar automática ou forçada.
O que as crianças fazem na Apae?
Oferece atendimento especializado para pessoas de todas as idades com deficiências intelectual e múltipla, seus familiares, responsáveis e cuidadores, através de uma equipe multidisciplinar.
Como funciona a inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas?
As Unidades Escolares de Ensino Regular devem oferecer vagas e matricular todos os alunos, organizando-se para o atendimento com equidade aos educandos com necessidades educacionais especiais e assegurar-lhes condições necessárias para a permanência e aprendizagem.
Quais são as formas de inclusão?
Quais são os tipos de Inclusão?
- Inclusão social. ...
- Inclusão educacional. ...
- Inclusão no mercado de trabalho. ...
- Inclusão digital. ...
- Inclusão financeira. ...
- Inclusão cultural. ...
- Inclusão política. ...
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Qual o papel da escola na inclusão de alunos especiais?
A inclusão escolar, além de assegurar esse direito, também tem o importante papel de auxiliar no desenvolvimento socioemocional das crianças com necessidades especiais. É papel do corpo docente idealizar atividades que atendam e incluam esse estudante considerando as suas habilidades e limitações.