Onde pega menos turbulência no avião?

Perguntado por: egois . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
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A forma ideal de não sentir a turbulência é evitar sentar nas últimas poltronas do avião. As poltronas que estão no centro de gravidade do avião e nas asas percebem menos essas alterações, enquanto as posições que estão na cauda do avião são as que mais as percebem.

A boa notícia é que, apesar de ser uma situação bastante assustadora, nenhuma turbulência é capaz de derrubar um avião em pleno voo. Mas nem por isso as consequências de atravessá-las sem o devido cuidado devem ser subestimadas.

Se você tem medo de voar ou é as suas primeiras vezes viajando pelos ares, os melhores assentos do avião serão, sem dúvidas, aqueles perto das asas. Quanto mais no centro das asas ficar seu assento, melhor ele será. Isso se deve ao fato de que é nas asas onde a estabilidade da aeronave é feita.

Coincidindo com a hora mais quente do dia, entre as 17h e as 19h, é quando são produzidas mais turbulências pelo calor. Além disso, normalmente aparecem os cumulonimbus pela tarde, as clássicas nuvens de tempestade, que sempre devem ser evitadas.

Os melhores assentos do avião para se evitar os efeitos da turbulência são aqueles que ficam sobre as asas ou na parte dianteira da aeronave. Apelando um pouco para a física, isso tem a ver com o fato de que o centro de gravidade das aeronaves ficam exatamente na região das asas, daí a estabilidade.

Usar o Turbli é muito fácil, basta selecionar os aeroportos de partida e chegada e a data do voo, que pode ter antecedência de até 36 horas. Na tela seguinte, o site lista todos os voos entre as cidades para você selecionar o que deseja consultar.

Os aviões podem evitar zonas de turbulência com o uso de radares meteorológicos, que indicam as nuvens mais densas. VOAR COM CHUVA - Mesmo que a chuva seja intensa, é possível voar com segurança porque a aeronave foi concebida para operar nessas condições.

Priorize as poltronas nas fileiras cinco e nove. Elas estão longe do ruído das asas, da cozinha e do banheiro. Além disso, você provavelmente estará afastado(as) dos pequenos, que costumam se sentar nas primeiras fileiras com os pais. – Algumas pessoas precisam se movimentar ou ir ao toalete com mais frequência.

A descida de um avião é o momento mais perigoso
Enquanto isso, o copiloto realiza os ajustes no computador. Neste momento as nuvens provocam turbulência e, além disso, o piloto deve estar atento a pássaros, outros aviões e demais problemas que podem acontecer durante a chegada ao solo.

Turbulência é mais inconveniente do que perigosa
Portanto, turbulência não derruba avião. "As aeronaves são projetadas para aguentar esse e outros tipos de fenômenos meteorológicos, como chuvas e relâmpagos. Não há perigo no chacoalhar do avião", afirma o blog da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

"Evitamos a turbulência porque cria stress nos passageiros", diz, "mas para os pilotos não há qualquer problema". Há três tipos de turbulência: térmica, mecânica e frontal. As três podem ser vistas, em pequena escala, na água em movimento. O ar quente sobe, da mesma forma que a água sobe, desde o fundo.

Existe um lugarzinho para você onde as turbulências serão menos perceptíveis, e esse lugar é no meio do avião, quanto mais próximo às asas, mais tranquilo será o seu voo! Isso porque as asas do avião ficam localizadas justamente no meio, oferecendo um pouco mais de estabilidade.

Se você vai pegar um voo comercial pela primeira vez, é importante saber: faz frio dentro do avião. Por esse motivo, é importante sempre levar um casaco, principalmente nos casos de voos mais distantes ou internacionais.

Quando se trata em qual o modelo de avião mais seguro, segundo o ranking apresentado pelo site Airsafe, que teve os dados atualizados em janeiro de 2021, em uma escala de 1 milhão de voos, as aeronaves que se envolveram em menos acidentes graves são os modelos Airbus, Boeing e Embraer.

O que o passageiro deve fazer em caso de turbulência? Seguir as instruções da tripulação e atar o cinto de segurança sempre que se estiver sentado são as melhores maneiras de reduzir qualquer tipo de risco dentro do avião.

De fato, existe um horário em que as passagens podem ser mais baratas. Geralmente, entre 23 horas e 5 horas. Nesses horários, a procura é menor. Assim os voos não ficam cheios tão rapidamente.

Prepare-se para decolar (e cair).

  • Despressurização. Quando as máscaras caem. ...
  • Pane nas turbinas. Acontece. ...
  • Falha nos computadores. Sim, eles também se enganam. ...
  • Erro humano. Na maior parte das vezes, o piloto tem (alguma) culpa. ...
  • Turbulência. Como o avião pode perder a sustentação no ar. ...
  • Pane hidráulica. ...
  • Meses de risco.

Segundo os números de 2021, a renda mensal média nominal desse profissional foi de R$ 18.322,16, uma queda de cerca de R$ 3 mil em comparação com 2019, no período pré-pandemia.

A turbulência no avião é uma situação comum, mas que está prevista pelos fabricantes e que não trará danos à estrutura nem à integridade física de passageiros e comissários de voo. Da próxima vez que você presenciar esse tipo de problema lembre-se: você está seguro!