Onde podemos encontrar as onomatopeias?

Perguntado por: econceicao8 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

A onomatopeia está presente no cotidiano além da escrita. Pode ser percebida na fala de crianças quando dizem “au au”; de alguém que diz “Aff!”, quando está entediado; quando alguém usa “hahaha” ou “kkkkk” para expressar gargalhada, dentre outros exemplos.

Descubra! As onomatopeias são uma figura de linguagem que é utilizada para representar os mais diversos sons do nosso cotidiano. Por exemplo: “tic-tac” é a onomatopeia do som do relógio). “Miau” (gato), “tchibum” (mergulho) são outros exemplos.

3) Quando são utilizados sons, como porexemplo"trimm". para simular. campainha tocando ou "buumm para. simular o barulho de um revólver, esse.

As onomatopeias buscam reproduzir, por escrito, sons e ruídos. A onomatopeia é uma figura de linguagem que trabalha a sonoridade. Por isso, também é classificada como uma figura de som. Ela é usada para tentar simular sons e ruídos não associados à fala humana.

Onomatopeia é uma figura de linguagem da língua portuguesa, pertencente do grupo das "figuras de palavras" e que indica a reprodução de sons ou ruídos naturais. A onomatopeia é o processo de formação de palavras ou fonemas com o objetivo de tentar imitar o barulho de um som, quando são pronunciadas.

Quando a onomatopeia imita algum som como “atchim” (espirro), “cof, cof” (tosse), “trim trim” (telefone), “tic-tac” (relógio) e “toc-toc” (batida na porta), diz-se que ela é uma onomatopeia pura.

Basicamente há três tipos de som: mono, stereo (ou estéreo, em português) e surround.

Podemos dizer que um som é do tipo agudo, grave ou médio dependendo da sua frequência. A frequência de sons é medida em hertz(Hz), número de vibrações da onda por segundo.

A Figuras de Som pode ser classificada em quatro tipos: aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia. Confira a seguir as características de cada um deles!

Chomp - mastigar ou comer.

Em vez de usar palavras como “medo”, “assustado”, “terror”, faça o leitor sentir na pele o que a personagem está passando. Use e abuse de todos os sentidos. Descreva o cheiro do monstro, a sensação do seu toque, os sons que ele provoca (inclusive aqueles que foram alarmes falsos). Crie tensão e não explique demais.

Costumamos usar muitas onomatopeias com as crianças, especialmente com as menores, ao reproduzirmos sons, como do aviãozinho – na hora da refeição. Ou imitando o barulho dos animais, ao ensinar os pequenos sobre cada um deles, como brincadeiras como: “a vaquinha faz Muu, o cachorro faz au-au”.

O “blem, blem, blem” lembra o som metálico e prolongado que cada badalada do sino produz.

Resumo sobre as figuras de som
Aliteração é a repetição de consoantes ou sílabas. Assonância é a repetição de vogais. Onomatopeia é a imitação de sons produzidos por animais, natureza, objetos ou pessoas.

Barulho de chuva: "chuá"

Informe aos alunos que eles devem escolher as onomatopeias que mais representam os sons e os movimentos dos personagens das capas. Ressalte que eles devem observar os elementos verbais e não verbais. Informe que eles devem preencher nos quadrados das capas as onomatopeias adequadas.

A Onomatopeia é uma figura de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que imitam os sons naturais, quer sejam de objetos, de pessoas ou de animais. Esse recurso aumenta a expressividade do discurso, motivo pelo qual é muito utilizado na literatura e nas histórias em quadrinhos.

O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.

São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.