Onde que a lua nasce?

Perguntado por: efernandes4 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Todos os dias, a lua nasce no leste e se põe no oeste, assim como o sol e outras estrelas, e pelo mesmo motivo: enquanto a Terra está em rotação em seu eixo, ela puxa objetos celestiais, e depois os afasta novamente.

A Lua está a oeste do Sol, que ilumina seu lado leste, nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia.

Esse fenômeno é provocado pela inclinação da órbita da lua em relação à órbita da Terra e também pelo movimento da Lua emtorno da Terra, pois a Lua nasce sempre 50 minutos mais tarde com relação ao dia anterior, ou seja, enquanto as estrelas nascem a cada 24 horas (aproximadamente), a Lua nasce a cada 24 horas e 50 ...

O Sol sempre nasce na direção leste mas não exatamente no ponto cardeal leste, que corresponde ao azimute 90 graus a contar do norte. A direção exata (ou o azimute exato) do nascer e do pôr do sol variam de acordo com a estação do ano e com a latitude do observador.

Da mesma forma como a Terra, a Lua é formada por um núcleo, um manto e uma crosta. O núcleo lunar é sólido e composto por uma grande quantidade de ferro. Ele é muito pequeno comparativamente ao astro como um todo, e representa somente 2% de sua massa, com raio de 240 km.

A DESCOBERTA DE ÁGUA NA LUA
Uma das missões Apolo já constatara rastros de água na superfície lunar em 1971, mas eram algumas poucas moléculas difusas. A Lua não tem gravidade suficiente para reter uma atmosfera, o que faz com que no vácuo a água se evapore imediatamente.

Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite. Durante a lua cheia, ela só aparece no horizonte celeste quando já está anoitecendo.

Perto da fase da Lua nova, está muito perto do Sol para ser visto. Quando está perto da Lua cheia, só é visível à noite, porque a Lua nasce ao pôr do sol e se põe ao nascer do Sol. “O único dia que não está no céu com o Sol por algum tempo é a Lua cheia”, disse Guinan.

Há duas formas nas quais o usuário pode usar o Google Moon: pela barra de pesquisa do Google ou ver a lua usando o Google Earth. Dentro da página do Google Moon há a opção de ver a lua pelo Google Earth caso seja interessante para o usuário.

Na verdade o sol não vai a lugar nenhum – ele continua o tempo todo brilhando lá no céu, no mesmo lugar, todos os dias, mesmo durante a noite.

01/12 – 31/12. Planetas (18h – 05h): Mercúrio e Vênus estarão visíveis perto do horizonte oeste (região do pôr do Sol), no início da noite, apenas por meia-hora. Até à meia-noite, Saturno e Júpiter estarão visíveis, estando no topo do céu no início do mês e se aproximando da região oeste conforme o passar das noites.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

Saiba mais sobre o que é a “Blue Moon" e a raridade do evento que só voltará a acontecer em 2024. Este domingo, 22 de agosto de 2021, marca o dia da terceira lua cheia de uma estação que terá quatro delas. Uma lua que, tradicionalmente, é batizada de Lua Azul.

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Ao período do dia em que ocorre o pôr do sol, dá-se o nome de "ocaso". Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial.