Onde se aplica o NAT?

Perguntado por: inunes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

O NAT dinâmico pode ser utilizado por motivos de segurança. Tem-se, neste caso, um número suficiente de IPs globais, mas não se deseja que por inspeção de pacotes se consiga, da rede externa, descobrir o IP que dá acesso a uma determinada máquina da rede interna.

O objetivo principal de criar NAT é superar a falta de IPv4 endereços. Nossa infraestrutura usa Um para muitos NAT, ou seja, o endereço IP externo de um roteador é exibido para vários endereços locais. É aqui que você pode conectar grandes redes à Internet usando apenas um endereço IP externo.

A função do roteador habilitado para NAT é converter entre os endereços IPv4 privados internos e o endereço IPv4 público atribuído, para que todos os dispositivos na rede privada possam compartilhar o mesmo endereço IPv4 público.

O NAT Tradicional é dividido em dois tipos: Basic NAT e o NAPT, quando um dispositivo está utilizando o Basic NAT este fica limitado somente à tradução por meio de endereços IP, que podem ser realizados de maneira estática ou dinâmica, já com NAPT a sua operação é estendida para utilizar endereços IPs e portas (como o ...

NAT (sigla, em inglês, para Tradução de Endereço de Rede) funciona baseando-se na configuração UPnP ou Redirecionamento de portas (Port Forwarding) do jogador e pode abrir ou restringir conexões entre a internet e dispositivos.

Criar uma conexão NAT
Selecione Conectividade na página do assistente exibida. Em Conectividade, selecione Conectar diretamente a uma rede lógica adicional e NAT (conversão de endereços de rede) nessa opção. No Pool de endereços IP, escolha o pool IP do qual o VIP deve ser recebido.

Como descobrir o número de IP local

  1. Clique na barra de pesquisa, no canto inferior esquerdo, e digite “prompt de comando” ou “cmd" (sem aspas);
  2. Clique em “Abrir";
  3. Digite o comando “ipconfig” e aperte a tecla “Enter” no teclado;
  4. Procure por “Endereço IPv4”;
  5. O número que aparecer nesse campo é o seu IP local.

NAT. Originalmente o NAT foi criado para salvar IPs usados na internet. O IP é formado por um numero de 32 bits, e com esse numero de bits só é possível ter 4 bilhões de endereços de IP diferentes. Como as empresas estavam usando um grande numero de IPs, a quantidade de IPs disponíveis estava acabando.

O pacote enviado para fora leva o IP global do router e na porta de origem o número gerado pelo NAT. Desta forma o computador que receber o pedido sabe para onde tem de enviar a resposta.

Transmissor: é o dispositivo que envia a mensagem de dados. Pode ser um computador, uma estação de trabalho, um telefone, uma câmera de vídeo e assim por diante.

Como saber se estou em uma rede CGNAT
B) Usando o software Advanced IP Scanner para encontrar o roteador e seu endereço na rede. Procure na lista o nome da marca do roteador e use os dados exibidos na coluna IP. Uma vez que tenha acessado a interface do roteador procure pelo endereço IP público na aba status.

65535

O número gerado pela tabela de hash tem apenas 16 bits, o que faz com que esta técnica permita apenas 65535 conexões ativas. Dependendo das dimensões da rede e do número de pedidos feitos pelos computadores desta rede, o limite de 65535 pode ser facilmente atingido.

Você vai ligar para sua operadora de internet, pedir para eles definirem um ip fixo pro console/pc, e pedir para eles abrirem as portas que está descrita ali em baixo, desativar e ativar a função UPnP e desativar o firewall do modem, se você tiver modem e roteador o processo tem que ser feito em ambos aparelhos.

A tabela nat serve para controlar a tradução dos endereços que atravessam o código de roteamento da máquina Linux.

Um gateway NAT é um serviço de Network Address Translation (NAT – Conversão de endereços de rede). Você pode usar um gateway NAT para que as instâncias em uma sub-rede privada possam se conectar a serviços fora da VPC, mas os serviços externos não podem iniciar uma conexão com essas instâncias.

O Universal Plug and Play (UPnP) é um protocolo que possibilita que dispositivos na sua rede que sejam compatíveis com ele se descubram e se comuniquem automaticamente uns com os outros, além de criar canais de comunicação mais diretos com a Internet.

A função UPnP facilita a conexão de vários dispositivos na mesma rede, permitindo que eles se conectem rapidamente sem precisar de nenhum tipo de configuração manual. Apesar da praticidade, essa tecnologia também entrega alguns riscos.

Tanto o espaço de endereçamento do IPv4 como do IPv6 são delegados por um organismo central da Internet, chamado IANA (Internet Assigned Numbers Authority - http://www.iana.org), que é subsidiado pelo governo.

O endereço de gateway padrão é geralmente o endereço da interface do roteador conectado à rede local do host. Quando não importar endereço que está configurado na interface do roteador, o endereço IP do dispositivo de host e o endereço da interface do roteador deve estar na mesma rede.

Continuar lendo O que é NAT boost?