Onde se encontra a biomassa?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 7 votos

Cultivos agrícolas, vegetais lenhosos, resíduos da agropecuária e efluentes urbanos e industriais são exemplos de fontes de biomassa. A biomassa é uma fonte renovável de energia e de baixo custo, sendo uma alternativa viável a fontes poluentes, como os combustíveis fósseis.

Considerada um recurso natural renovável, a biomassa é uma matéria biológica que serve como base para a produção de energia a partir da decomposição de resíduos orgânicos. Como exemplo temos madeira, cana de açúcar, restos de alimentos, casca de arroz, casca de coco e eucalipto.

A primeira fonte de biomassa mais utilizada foi a lenha, que já representou 40% da produção energética primária no Brasil. Atualmente, as fontes são bem mais diversificadas, tais como casca de arroz, resíduos de madeira, resíduos da agricultura e dejetos de animais.

Quais são os 7 principais tipos de biomassa?

  1. Casca de coco verde. ...
  2. Eucalipto. ...
  3. Pellets de madeira. ...
  4. Casca de arroz. ...
  5. Ouriço da sapucaia. ...
  6. Bagaço de cana. ...
  7. Biomassa orgânica.

No Brasil, a biomassa mais utilizada para geração de eletricidade em atualmente é oriunda da cana-de-açúcar, plantada e processada principalmente nas regiões Sudeste e Centro-oeste.

É chamado de biomassa a massa biológica gerada a partir da decomposição de resíduos orgânicos, gerando um combustível considerado mais sustentável. Isso porque a biomassa é uma fonte renovável de energia, de baixo impacto ambiental e que contribui para a redução do lixo na natureza.

Na definição de biomassa para a geração de energia, excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou mineral (petróleo e gás natural), embora resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem.

Assim, do ponto de vista energético, o conceito geral abordado pelo CENBIO é que biomassa seria todo recurso renovável oriundo de matéria orgânica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizado para produção de energia.

Responsável por pouco mais de 9% da eletricidade consumida no país, a energia de biomassa é aquela obtida pela queima de materiais orgânicos. Entre as fontes de biomassa mais usadas estão, o bagaço da cana-de-açúcar (que representa 78%), casca de arroz, cavaco de madeira e capim elefante, por exemplo.

A biomassa, uma espécie de purê obtido a partir da banana verde, possui baixo índice glicêmico, dá saciedade e pode fazer parte do preparo de vários pratos. Conheça mais sobre ela e perca até 4 kg em 15 dias. A biomassa age como espessante e pode substituir creme de leite, leite condensado, maionese…

Na atualidade, vários vem sendo os tipos de biomassa disponíveis no Brasil, mostrando o grande potencial para fins de aproveitamento energético. Entre esses tipos, pode-se citar os derivados de madeira, cana de açúcar, restos de alimentos, casca de arroz, casca de coco e eucalipto.

Biomassa é um recurso renovável proveniente de matéria orgânica – de origem vegetal ou animal – que tem por objetivo principal a produção de energia.

No Brasil, a biomassa é utilizada prioritariamente para a geração de energia elétrica e para a produção de biocombustíveis. São produtos derivados da biomassa o biodiesel, o etanol, o biogás, o metanol e o biometano.

A biomassa tem como grande vantagem o fato de que é uma fonte renovável de energia, ou seja, emprega elementos naturais orgânicos com capacidade de regeneração. Sendo assim, ela produz impactos ambientais em menor escala do que as fontes de energia tradicionais, como as fósseis.

Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. Ela é obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.

É a energia que vem da matéria orgânica por meio de sua queima direta ou a partir da queima dos gases capturados em sua decomposição. A biomassa é um recurso renovável e seu processo de conversão em energia é muito menos nocivo ao meio ambiente, podendo em alguns casos resultar em captura de carbono.

Principais desvantagens da energia Biomassa:

  • Dificuldade no armazenamento da biomassa sólida.
  • Contribuição para formação de chuva ácida (biocombustíveis líquidos)
  • Custo elevado na aquisição de equipamentos industriais.
  • Grandes impactos ambientais em áreas verdes.
  • Destruição da fauna e flora de determinada região.

A maior parte da biomassa terrestre é constituída de plantas, reino que soma 82%. As bactérias ficam logo atrás, com 13%. Os reinos animal e fungi somam 5%. Ou seja, o ser humano é minoria na vida terrestre, mas faz uma bagunça danada, como explica o professor Ron Milo, do Instituto de Ciência Weizmann, de Israel.