Onde se encontram as mitocôndrias?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

As mitocôndrias são organelas celulares encontradas exclusivamente nas células eucariontes. É nelas que ocorre a respiração celular, um processo em que moléculas orgânicas são utilizadas na fabricação de adenosina trifosfato (ATP), que é a principal fonte de energia das células.

Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas, como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial.

Quanto mais mitocôndrias saudáveis, mais energia e saúde o corpo está propenso a ter. Para o estímulo dessa produção, a prática do exercício aeróbico intenso, a restrição calórica, a exposição ao frio, a suplementação de alguns nutrientes e a adoção de uma dieta cetogênica são algumas das estratégias já estudadas.

Para proteger as mitocôndrias, opte por alimentos ricos em carnitina, complexo Becoenzima Q10 como salmão, brócolis, castanhas, maçã, frutas cítricas, quinoa e cereais. A própria atividade física pode ser inimiga das mitocôndrias, já que o alto consumo de oxigênio durante os exercícios promove a oxidação das células.

As mitocôndrias, evolutivamente, teriam origem em bactérias fagocitadas e que não driblaram o processo de digestão, preservando-se em simbiose com a célula hospedeira primitiva. Esta teoria evolutiva para a organela, e que também aplica-se aos cloroplastos das células vegetais, é denominada teoria endossimbionte.

Somente as mães transmitem as mitocôndrias e, consequentemente, o DNA mitocondrial para os descendentes. Parte da explicação de como ocorre a herança materna das mitocôndrias se origina no próprio processo de fertilização. As mitocôndrias estão localizadas nas caudas dos espermatozoides.

13. Onde iremos encontrar uma maior quantidade de mitocôndrias: nas células dos nossos músculos ou da nossa pele? Justifique. R:Nas células musculares, porque são células que utilizam bastante energia.

Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial.

b) O maior número de mitocôndrias deverá ser encontrado nas fibras do tipo I, já que estas obtêm a maior parte de sua energia por meio da respiração aeróbia — processo que depende de alta concentração de enzimas oxidativas.

Apesar de desempenhar papel vital dentro da célula, mitocôndria é pequena e por conta disso, é necessário uma grande quantidade delas para atender à todas as necessidades. Sendo assim, um músculo desempenha dezenas de funções a mais do que a pele, então as mitocôndrias são encontradas em maior quantidade nos músculos.

As vitaminas do complexo B são também cofatores das enzimas mitocondriais e indispensáveis para o bom funcionamento das mitocôndrias. A suplementação também pode ser uma boa estratégia, ainda mais que estas vitaminas não apresentam nenhum risco.

O QUE SÃO DOENÇAS DE DISFUNÇÃO MITOCONDRIAL?

  • POR QUE AS MITOCÔNDRIAS SÃO TÃO IMPORTANTES? ...
  • Doenças neurodegenerativas. ...
  • Diabetes. ...
  • Insuficiência Cardíaca. ...
  • Síndrome de Fadiga Crônica. ...
  • Possíveis sinais e sintomas de disfunção mitocondrial.

Esta fadiga é muitas vezes descrita pelos pacientes como uma falta de energia, cansaço mental ou físico, resistência diminuída e recuperação prolongada após a atividade física, coisa bem comum de se ouvir de pessoas doentes e mais velhas.

Estudos demonstram que esse processo pode ser revertido através da prática regular de atividade física, com um benefício maior quando aeróbica. A função mitocondrial está associada com a capacidade aeróbica, de resistência e também com a resistência à insulina.

A função essencial da mitocôndria é realizar respiração celular, produzindo ATP (que fornece energia para a célula).

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

A herança mitocondrial
O DNA mitocondrial em animais, ao contrário do DNA nuclear, possui um padrão de herança não-mendeliano. Isso significa que, em vez de herdarem uma cópia desse material genético da mãe e outra cópia do pai, os seres humanos herdam somente uma cópia advinda de suas mães.

As cristas mitocondriais se projetam para a parte interna da mitocôndria, um espaço central chamado matriz mitocondrial, que é preenchida por uma substância viscosa onde estão enzimas respiratórias que participam do processo de produção de energia.

Exercício físico – o exercício físico eleva a temperatura corporal, gerando um estresse oxidativo momentâneo, e, como resposta, um aumento da função e do conteúdo mitocondrial nas células, que pode se refletir na desaceleração do processo de envelhecimento.

Os benefícios do aumento das mitocôndrias
Porém, por meio de exercícios físicos adequados, é possível aumentar a massa das mitocôndrias e potencializar seu desempenho. Ou seja, existe uma forma científica de retardar o envelhecimento por meio das atividades físicas.