Onde se localiza o joelho do cachorro?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 9 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Então, onde fica o joelho do cachorro? Conforme explica a Dra. Júlia Bezerra de Andrade, médica-veterinária da clínica Seres de Aracaju, “ele está localizado nos membros pélvicos (posteriores), sendo formado pela articulação fêmuro-tíbio-patelar”, isto é, corresponde àquela primeira “dobra” nas patas posteriores.

A patela, também conhecida como rótula é o osso do joelho do animal que tem o alinhamento com o quadril e sua principal função é segurar boa parte da estrutura óssea. Mas, quando há luxação acontece o desencaixe das articulações do joelho do animal.

A patela, que também é chamada de rótula é o osso do joelho canino e se alinha ao músculo do quadril, o quadríceps. A principal função dessa estrutura é dar sustentação ao corpo do animal garantindo que se desloque com facilidade.

Por outro lado, também existem sinais de dor no joelho que indicam que a lesão pode ser grave:

  1. Dor extrema.
  2. Grandes feridas.
  3. Deformidade do joelho.
  4. Incapacidade de suportar peso na perna afetada.
  5. Incapacidade de endireitar a perna.
  6. Joelho dobra quando você tenta andar.

Dor, vermelhidão, aumento da temperatura local, inchaço e diminuição da mobilidade articular são os principais sintomas de inflamação no joelho. Os sintomas são o resultado do aumento da circulação de sangue no local lesionado e da liberação de substâncias biologicamente ativas para reparar o dano tecidual sofrido.

Patas. Os membros conhecidos popularmente como patas permitem ao cão caminhar, correr ou mesmo saltar com agilidade. Enquanto as traseiras são robustas e rígidas, as dianteiras possuem características inversas: são flexíveis e soltas.

Entenda a anatomia canina.
Quando um cachorro está de pé, é possível ver os tornozelos dele entre o joelho e os dedos. A posição é bem parecida com a nossa quando ficamos nas pontas dos pés. Eles não têm tornozelos nas patas frontais, assim como nós não temos nos braços.

O elefante

O elefante é o único animal com quatro joelhos.

Um cachorro mancando sem dor, com claudicação canina, ou mancar, pode se originar por várias razões. A maioria dos casos envolve um estiramento ou torção depois de sessões de exercícios, por pequenos incômodos em decorrência de algum espinho na pata ou até por alguma pequena fratura.

O diagnóstico da Ruptura Do Ligamento Cruzado Cranial Em Cães é realizado através de exame físico ortopédico, baseado no teste de gaveta cranial e teste de compressão tibial. Pode ser necessário a artroscopia em casos de estabilidade articular.

6 sinais de que seu cachorro está sentindo dor

  1. Apatia e isolamento. Seu cão, que adora brincar e ficar no meio das pessoas, de repente não se interessa por mais nada? ...
  2. Falta de apetite. ...
  3. Vocalização. ...
  4. Dorso encolhido. ...
  5. Claudicação. ...
  6. Resistência para caminhar.

A patela é um osso tipo sesamóide (que fica no meio de um conjunto tendinoso), com formato triangular, e localizado na frente do joelho.

Normalmente as contusões nas patas dos cães não são graves e o local melhora sozinho após algum tempo. Porém, é sempre aconselhável continuar observando o comportamento deles. Quando o pet continua dando sinais de dor ou não conseguindo apoiar o peso na pata machucada, leve-o ao veterinário o quanto antes.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Opções naturais

  1. Colocar gelo. Aplicar gelo no local da dor por cerca de 15 minutos pode ajudar a aliviar a dor e diminuir o inchaço, podendo ser aplicado 2 a 3 vezes por dia, em momentos diferentes, como pela manhã, à tarde e à noite. ...
  2. Fazer uma massagem. ...
  3. Usar uma joelheira. ...
  4. Drenagem postural. ...
  5. Fazer exercícios.

O tratamento para aliviar a dor no joelho pode ser feito com fisioterapia e com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico como Paracetamol, Ibuprofeno, Diclofenaco ou Coltrax, por exemplo.

Sintomas. A dor é o primeiro sintoma imediato quando a patela é deslocada. Porém, outros sintomas também podem estar presentes, como estalos e dificuldade de movimentação. Além disso, em virtude de uma pancada, o joelho pode apresentar bastante inchaço.

O ultrassom do joelho tem a capacidade de identificar a inflamação, denominada sinovite, ou a presença de derrame articular que consiste no acúmulo de líquido nessa articulação.

Sintomas relacionados
Já inchaço na região e vermelhidão são indicativos de inflamação ou trauma, mais preocupantes quando permanecem após algumas horas. Dificuldade em andar, movimentar ou alongar a perna também pode acompanhar a dor no joelho, sendo um forte indicativo para buscar ajuda profissional.

A resposta é sim. A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!