Onde se originou a pizza?

Perguntado por: lvarela8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Os nomes variavam. Mas uma massa assada com diferentes toppings já era encontrada pelo mundo desde aquela época. Entretanto, foi em Nápoles que a primeira pizza de verdade foi preparada, nos anos de 1600.

De acordo com registos históricos, os egípcios comemoravam o aniversário do Faraó com a degustação destas primeiras pizzas que não passavam de pães achatados cobertos com ervas . Os egípcios foram os primeiros a misturar farinha com água originando uma massa semelhante à que utilizamos nas pizzas de hoje.

A origem da pizza aconteceu com os egípcios, quando eles desenvolveram uma massa bem fina e de forma circular, hoje mais próxima a um pão árabe. Seus inventores a chamavam de pão de Abrahão ou simplesmente piscea, de onde vem a palavra que conhecemos hoje.

Nova York

A cidade que ocupa a liderança no ranking mundial é Nova York, nos Estados Unidos. Criada há mais de 15 anos, a associação busca representar o setor de forma organizada e promove até eventos como a Copa Brasileira de Pizzarias.

A pizza chegou ao Brasil no século XIX por meio de imigrantes italianos. A primeira pizzaria do Brasil foi montada pelo pizzaiolo italiano Carmino Corvino. Em 1910, o chef abriu a Cantina Santa Genoveva, no bairro paulistano conhecido como Brás.

Se a pizza fosse triangular, por exemplo, não receberia calor uniformemente e, assim, não assaria por igual. Sendo assim, o formato redondo é o único que garante o equilíbrio do calor em toda a massa.

Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adoptavam esse costume durante a Idade Média e, por causa das cruzadas, essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo, em seguida, incrementada, dando origem à pizza que conhecemos ...

cidade de Nápoles

Entretanto, foi no sul da Itália, na cidade de Nápoles, que a primeira pizza de verdade foi preparada, por volta de 1600.

Talvez o melhor aportuguesamento seja "píteça". É mais de acordo com a pronúncia. Em Portugal o caso parece resolvido com piza (Porto Editora).

Para se ter uma ideia, as pizzas margherita e marinara são tão tradicionais na Itália que têm suas receitas protegidas por um certificado STG, de Especialidade Tradicional Garantida, reconhecido pela União Europeia.

Os sabores originais são apenas quatro e devem conter exatamente estes ingredientes, primando pela qualidade. Marinara (Napolitana): o molho de tomate, azeite de oliva, orégano e alho. Margherita: tomate, azeite de oliva, queijo mozzarella e manjericão.

Tradução de "pizza" para o italiano
La pizza è il mio cibo preferito.

São Paulo

10) São Paulo, Brasil
A cidade tem a melhor pizza do País, muito devido a grande quantidade de imigrantes italinos que vivem por lá. A primeira pizzaria da cidade foi inaugurada em 1800 e atualmente a capital paulista tem quase 9 mil pizzarias.

Em primeiro lugar está a pizza de portuguesa; ocupando o segundo lugar, está o sabor de frango com Catupiry; e, na terceira posição, está a pizza de calabresa. Os paulistanos têm como preferência a pizza de muçarela.

1) Calabresa
Uma pizza simples, mas que conquistou uma legião de fãs em todo o mundo. Está presente em mais de 30% dos pedidos.

A origem da pizza moderna começa no final do século XVIII, a pizza alcançou grande popularidade nas ruas de Nápoles. Foi vendido nos bairros mais pobres da cidade, que se tornou destino turístico popular de muitos marinheiros italianos e europeus que visitaram a cidade.

Nápoles – pátria oficial da pizza
A primeira pizza redonda da história foi desenvolvida pelo comerciante Raffaele Esposito, em 1889. E ela foi pra lá de especial: enfeitada com as cores da bandeira da Itália (com queijo, manjericão e tomate simbolizando o branco, verde e vermelho) serviu a rainha Margherita de Sabóia.

Cantina Santa Genoveva

Na cidade de São Paulo, em 1910 surgia a primeira pizzaria no Brasil, a Cantina Santa Genoveva, no bairro Brás.