Onde vem esses materiais do sapato?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

O processo de produção de um sapato envolve o corte e costura desses materiais, bem como a aplicação de adesivos e tratamentos de superfície. As fontes desses materiais variam muito, desde fazendas de couro até fábricas de borracha e tecidos sintéticos.

Cada parte do calçado – solado, tiras, palmilhas, entressola, cabedal, entre outros – será transformada em peças soltas. Moldes do calçado sendo desenhados para utilização na produção. É na modelagem, também, que é verificada a viabilidade de produzir o que foi idealizado.

Os primeiros sapatos macios foram introduzidos na Mesopotâmia por volta de 1595 a.C. Eles consistiam num pedaço de couro enrolado no pé e atado ao artelho com tiras de couro cru. Os coturnos gregos eram um simples adereço de teatro até que foram copiados pelos romanos e incorporados à vida diária.

Conforme definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o couro é um material oriundo exclusivamente da pele animal, curtida por qualquer processo constituído essencialmente de derme.

A criação do sapato se deu como uma consequência natural da necessidade que o homem sentiu em proteger seus pés do incômodo de andar sobre pedras e sujeira ou do perigo de pisar em algum animal peçonhento.

Pode ter origem natural ou ser processada. É classificada de acordo com a sua origem em animal, vegetal ou mineral. As matérias-primas animais são obtidas por meio da pecuária, da caça e da pesca. As matérias-primas vegetais são obtidas com a atividade agrícola e mediante o extrativismo vegetal.

Tipos de matérias-primas
As matérias-primas são produtos de origem vegetal, animal ou mineral que podem ser transformados e utilizados pela indústria para elaborar outros produtos.

Os materiais sustentáveis de uso mais comum são o poliéster reciclado, borracha reciclada, algodão orgânico, “Better Cotton” (algodão sustentável), Ácido Polilático (PLA), Tencel (uma fibra composta pela polpa da madeira), e a lã retirada sem ferir os animais, para a produção de vestuário e couro.

A primeira etapa de como é feito um tênis acontece no estúdio de design, que cria os modelos com base em pesquisas e testes. Após aprovado, o projeto será desenvolvido na etapa de modelagem. É nessa fase que a proposta do calçado será avaliada para só depois ser iniciada a fabricação.

A Nike tem fábrica na China e a maioria dos seus produtos vem de lá.

Os materiais usados nas confecções de sapatos sofrem diversas transformações, tais como as transformações físicas, químicas e biológicas. O processo de fabricação dos sapatos é basicamente o mesmo para todos os tipos de sapatos.

Produção Mundial

1.China3.200
2.Índia2.680
3.Estados Unidos2.340
4.Brasil796
Mundo19.600

A produção de couro no país segue a lógica do rebanho bovino, ou seja, está mais concentrada no Centro-Oeste. Como a pele é um material extremamente perecível, as indústrias precisam ficar próximas aos frigoríficos para que o produto não perca a qualidade. O principal uso do couro bovino é na indústria de calçados.

De acordo com dados do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), os principais destinos de exportação do couro do Brasil em 2020, em valores, foram China, que corresponde a 27,4% do total; EUA, com 17,5%; Itália, com 16,1%; e Vietnã, com 6%.

O sapateiro é um profissional que conserta, fabrica e faz diversos trabalhos na área de calçado.

O processo de transformação de peles em couros é normalmente dividido em três etapas principais, conhecidas por ribeira, curtimento e acabamento. O acabamento, por sua vez, é usualmente dividido em “acabamento molhado”, “pré-acabamento” e “acabamento final”.

Solid Gold OVO x Air Jordan
Chegou a hora de você saber qual é o tênis mais caro do mundo. Avaliado em 2 milhões de dólares (10,4 milhões de reais), o Solid Gold OVO, da Nike, foi desenvolvido para o rapper Drake, utilizando ouro puro sólido de 24 quilates em sua composição.

Cara de Sapato no BBB 23; lutador sofre da síndrome de Tourette, caracterizada por tiques motores. Durante o Jogo da Discórdia no início do mês, Antônio Cara de Sapato foi tomado por tiques. Ele mexia o ombro freneticamente e tinha espasmos no rosto enquanto participava da dinâmica do BBB 23.

É um calçado bem aberto, cujo nome vem do Italiano scarpa, “sapato”. Essa palavra foi para o Italiano do antigo Germânico scharpf, “agudo, com borda cortante, pontudo”; justifica-se porque esse sapato tem uma ponta aguda. Aliás, a palavra escarpa, “altura íngreme de um terreno” também vem daí.

As indústrias são locais de transformação de qualquer matéria-prima em objetos prontos para o consumo. Elas se instalam em lugares que oferecem mão de obra, matéria-prima, energia, transportes e mercado consumidor, para que haja a comercialização do que é produzido por elas.

Existem três tipos de matéria-prima: vegetal, animal e mineral. Elas podem ser utilizadas no estado natural ou transformadas, quando são processadas por outra indústria e dão origem a um material semimanufaturado.