Para que é indicado Maxsulid 400?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Maxsulid é indicado como anti-inflamatório, como medicamento para dor e febre, para o tratamento dos estados flogísticos (sinais de inflamação, como vermelhidão e inchaço) dolorosos e não dolorosos acompanhados ou não por febre, inclusive os relacionados ao aparelho osteoarticular (ossos e articulações).

Reações comuns. Irritação no estômago (dores abdominais), náuseas, vômitos, vertigem e dor de cabeça.

Contraindicação de Maxsulid
Não deve ser administrado a pacientes com intolerância gástrica ao ácido acetilsalicílico e portadores de lesão no fígado grave e a pacientes hemofílicos. Deve-se tomar cuidado em pacientes com função renal comprometida.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno.

R$ 39,49.

Não deve ser administrado a pacientes com intolerância gástrica ao ácido acetilsalicílico e portadores de lesão no fígado grave e a pacientes hemofílicos. Deve-se tomar cuidado em pacientes com função renal comprometida. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

Como os outros anti-inflamatórios não esteroidais, a nimesulida deve ser usada com cuidado caso você tenha insuficiência cardíaca congestiva (mau funcionamento do coração), hipertensão (pressão alta), prejuízo da função renal, pois desta forma, pode acontecer uma redução no fluxo de sangue nos rins.

A dose preconizada é de 50 a 100 mg, duas vezes por dia por 5 a 7 dias. Se não houver melhora do quadro após uma semana de anti-inflamatórios, o seu médico deve ser consultado.

Portanto, recomenda-se cuidado na administração concomitante de nimesulida com qualquer uma destas drogas, devido ao aumento do risco de hemorragias gastrintestinais.

A nimesulida e o ibuprofeno fazem parte do mesmo grupo de medicamentos: os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e, por isso, agem de maneira semelhante. Contudo, a escolha entre um ou outro depende do médico, que avaliará o benefício em cada caso.

A betaciclodextrina é um oligossacarídeo cíclico obtido através de hidrólise e conversão enzimática do amido e, graças à estrutura química especial que apresenta, pode formar complexos de inclusão com vários fármacos, melhorando a solubilidade, estabilidade e biodisponibilidade.

Conforme a bula, é recomendado tomar 1 pílula duas vezes ao dia, ou a critério do médico. Ele não deve ser partido ou aberto. Além disso, o maxsulid não pode ser administrado em doses altas ou mesmo períodos prolongados, principalmente sem acompanhamento médico.

Venda sob prescrição médica.

Pelo mesmo motivo, a terapia com a nimesulida deverá ser suspensa, no mínimo, 2 semanas antes de cirurgias. Atenção especial para pacientes que apresentam: insuficiência cardíaca; hipertensão arterial (pressão alta);

Diclofenaco (Cataflam, Voltaren).

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE).
Trata-se de um princípio ativo que age contra inflamações não tão intensas, sendo comumente indicado contra febre e dores diversas.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.