Para que é indicado Zetron?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 8 votos

Zetron XL é um medicamento indicado para tratar depressão.

Você não deve utilizar ZETRON® se: tem ou teve algum distúrbio convulsivo (como epilepsia); teve ou tem algum traumatismo craniano ou lesão cerebral; está utilizando outros medicamentos que contenham bupropiona; tem ou teve algum distúrbio de alimentação (como bulimia ou anorexia nervosa); está parando abruptamente de ...

A bupropiona (ou cloridrato de bupropiona) é um antidepressivo antigo, desenvolvido pela indústria farmacêutica na década de 80, que atua nos níveis de dois neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) com o objetivo de dar ânimo e motivação ao paciente que apresenta um quadro de depressão.

Sendo assim a bupropiona é um agente antidepressivo que age inibindo a recaptação neuronal da noradrenalina e dopamina, tornando-se então, inibidora do desejo de fumar em indivíduos depressivos e também em fumantes não-depressivos.

A bupropiona ajuda no tratamento de perda de peso por causa da sua ação de inibir a recaptação dos neurotransmissores noradrenalina e dopamina. Essas substâncias, que ficam disponíveis no sistema nervoso central em quantidade maior graças à ação do remédio, ajudam o paciente a conter impulsos.

Sim, a bupropiona além de ser um dos antidepressivos mais antigos, tem farmacocinética bastante segura é usado como primeira escolha em quadros de ansiedade generalizada, dependência de substância e dependências comportamentais.

Se cloridrato de bupropiona faz você sentir vertigens ou a cabeça leve, não dirija nem opere máquinas. Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Bupropiona emagrece? O Cloridrato de Bupropiona é uma substância estruturalmente semelhantes às anfetaminas, que são drogas conhecidas por causar perda do apetite. No caso específico da bupropiona, essa ação anorexígena é pequena. Estudos mostram que a perda de peso total com o tratamento varia entre 0 e 2,5 kg.

A Fluoxetina é um medicamento para controle da ansiedade, mas também é amplamente utilizada para emagrecer. Sua ação baseia-se em controlar a compulsão alimentar e promover a perda de peso.

Pode ser que você demore a se sentir melhor. Em alguns casos, pode demorar semanas ou meses até que o medicamento faça efeito completamente. Quando você começar a se sentir melhor, seu médico poderá recomendar que você continue tomando Zetron® para prevenir o retorno da depressão.

Zetron XL é um medicamento que contém bupropiona. O mecanismo exato de ação da bupropiona, assim como o de muitos antidepressivos, é desconhecido. Presume-se que o Zetron XL interaja com substâncias químicas no cérebro (neurotransmissores) relacionadas à depressão, chamadas noradrenalina e dopamina.

Trata-se de um medicamento menos usado para tratar a depressão em comparação com os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). Além disso, vale indicar que a bupropiona por si só pode ser insuficiente a depender do caso de depressão.

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

A fluoxetina chegou ao mercado em 1986, com o nome comercial de Prozac. Produzido pelo laboratório Eli Lilly, o medicamento ficou conhecido como “pílula da felicidade”, representando uma revolução na categoria de antidepressivos.

O Prozac, o mais conhecido dos antidepressivos, teve a patente vencida no início do século e é comercializado pelo nome genérico de fluoxetina.

A bupropiona demora cerca de 2 semanas a 1 mês para ter efeito pleno. Em alguns pacientes pode causar boca seca, náuseas, tontura, insônia e dispepsia (mal-estar no estômago). Esses sintomas são mais comuns no começo do tratamento e costumam desaparecer.

Contraindicações Não use cloridrato de bupropiona se você: - é alérgico ao cloridrato de bupropiona, à bupropiona ou a qualquer outro componente do medicamento; - está tomando outros medicamentos que contenham bupropiona; - tem menos de 18 anos; - recebeu diagnóstico de epilepsia ou outros transtornos convulsivos; - ...

Cada um faz parte de uma categoria distinta, como resume a especialista: “A bupropiona pertence ao grupo dos Inibidores da Recaptação de Noradrenalina- Dopamina (IRND). Já a fluoxetina [Prozac] integra o grupo dos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS). Agem sobre neurotransmissores diferentes.”

Embora a prescrição de antidepressivos para tratar a obesidade seja considerada adequada por especialistas em alguns casos, pacientes relatam insegurança e falta de informação quanto ao uso dos medicamentos. Cloridrato de fluoxetina, de sertralina e de bupropiona são os mais recomendados em consultório.

Os principais efeitos colaterais, secundários ao uso de bupropiona são: insônia, cefaleia, sensação de boca seca (xerostomia), náuseas, vômitos, constipação, dor abdominal, anorexia, reações de hipersensibilidade, como urticária, rash cutâneo, prurido

Bebidas alcoólicas
Seu médico pode sugerir que você não beba (cerveja, vinho ou destilados), enquanto estiver sob tratamento com Bup® (cloridrato de bupropiona), ou que beba muito pouco. Mas se você tem o costume de beber muito, não pare repentinamente, pois pode ser perigoso.