Para que que serve a planta banana de macaco?

Perguntado por: udamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Usada essencialmente como planta ornamental, é também reconhecida como tóxica (apesar de a medicina popular fazer vários usos dela, como em casos de inflamações reumáticas). Há informações do uso popular das raízes aéreas como contraceptivo.

É uma planta que tem apreço por climas tropicais e geralmente se fixa em lugares mais próximos à água em formato de vapor ou liquida. Seus frutos são escondidos por de trás das folhas, mas são realmente muito semelhantes às bananas, porém são verdes, às vezes brancos, com uma superfície um tanto quanto grosseira.

A pimenta-de-macaco
No Brasil, ocorre na Região Amazônica. A planta é fonte de substâncias fitoquímicas importantes, muito utilizadas em formulações como estimulante digestivo, diurético, cicatrização de feridas na pele (também com potencial anti-inflamatório) e para combater dores estomacais.

Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Ácido, Adstringente, Afecção dos rins, Afecções da bexiga, Antigonorreica, Antissifilítco, Blenorragia, Diaforética, Diurético, Doenças venéreas, Dores nefríticas, Emenagoga, Feridas sifilíticas, Hidropsia, Leucorreia, Ornamental, Propriedades terapêuticas, Tônico, Tumores.

O cipó de escada ou de macaco serve para combater o colesterol, além de ser um antiinflamatório. E a espinheira santa é utilizada como chá para combater a gastrite e a úlcera.

As raízes são administradas em desordens digestivas, disenteria e outras doenças. Na Índia a mucilagem da semente da banana serve nos casos de catarro e diarreia [2].

A banana de macaco é uma espécie da família das aráceas, e é bem parecida com a costela de adão. No entanto, diferente desta planta, ela não possui recortes em suas folhas. Além desse nome, a planta também é conhecida por outras nomenclaturas, como por exemplo: manacá

O Chá de Cana do Brejo é utilizado para o tratamento de problemas urinários, contém ação anti-inflamatória, diurética e adstringente que auxilia com problemas menstruais ou nos rins, reduz inchaços, dores nas articulações, cálculos renais, úlceras, reduz dores musculares e auxilia no emagrecimento.

Conhecida também como: guaimbê, manacá, bambu-do-brejo, imbê, banana de imbê, banana-de-morcego, banana-do-brejo e banana-do-mato, banana-de-bugre e aningaíba. Altura: 2 a 3 metros. Sobre: O fruto é muito apreciado pelos indígenas, assim como por macacos e morcegos.

PARA COMPLEMENTAR A ALIMENTAÇÃO DIÁRIA, CADA MACACO RECEBE EM MÉDIA 8 BANANAS POR DIA.

A banana de macaco é uma planta que precisa de um solo bem drenado para se desenvolver adequadamente. Portanto, antes de plantar, certifique-se de que o terreno onde você irá cultivá-la tem essa característica. Uma boa dica é fazer um teste: encha um copo com água e deixe-o no solo por alguns minutos.

Ferver a água e em seguida adicionar as folhas e as hastes de cana-do-brejo picadas. Deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber uma xícara do chá, de 3 a 4 vezes por dia, de acordo com a orientação do fitoterapeuta ou médico.

Quem não pode beber, cuidados e precauções
A malva é contraindicada para grávidas, lactantes, crianças e pessoas alérgicas à planta. Seu uso deve ser monitorado por um médico. O uso exagerado de cana-do-brejo pode causar danos nos rins, devido às suas propriedades diuréticas.

A cana-do-brejo é popularmente utilizada em caso de diabetes tipo 2 pelos dominicanos. O chá do rizoma da cana-do-brejo é tradicionalmente utilizado há muitos anos, principalmente pelos povos da Amazônia, como diurético e depurativo para aliviar problemas na bexiga, uretra e expelir pedras dos rins.

Para fazer o chá de cana-de-macaco ou (chá de cana-do-brejo) e aproveitar os seus benefícios medicinais, o passo a passo é bem simples: você ferver 1 litro de água e adicionar 2 colheres (sopa) de folhas picadas da planta (normalmente compradas prontas) para preparar a infusão.

A Cana-de-Macaco não está associada a efeitos colaterais, no entanto seu uso em excesso ou prolongado pode resultar a danos nos rins, já que possui propriedade diurética. Além disso, gestantes e mulheres em fase de amamentação não devem consumir o chá ou qualquer outro produto que seja feito com essa planta.