Para que serve chá de camomila no banho do bebê?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Também é utilizado por muitas mães o chá natural de camomila para dar um banho relaxante e calmante. “Esse tipo de banho transmite limites ao corpo, auxiliando em sua organização sensorial. O bebê fica numa posição de conforto a que ele está acostumado e facilita a hora banho.

1. Chá de camomila. O chá de camomila é calmante e antiespasmódico, ajudando a melhorar a digestão e acalmar o bebê, além de aliviar a cólica.

Banho com imersão
As ervas mais indicadas para serem usadas no banho do bebê são: Camomila: a camomila é uma erva que é ótima para a pele, além de ser calmante e digestiva. Calêndula: boa para problemas de pele. Hortelã: refrescante e melhora resfriados e vias aéreas congestionadas.

Vale ressaltar que o banho de camomila deve ser utilizado para acalmar o bebê e por isso é uma opção excelente antes da hora de dormir. Porém, não faz muito sentido utilizar essa técnica antes de um passeio no parque ou outra atividade que seu filho provavelmente gastará energia.

R: Sim. Você pode utilizar de 2 a 3 sachês de chá para 500ml de água. Porém o mais indicado para a pele do bebê é sempre a planta natural, que não foi processada industrialmente. Mas numa situação de “emergência” pode usar sim que também funciona perfeitamente.

O melhor modo de banhar é segurar somente a cabeça do bebê firmemente por trás do pescoço. O restante do corpo deve ficar submerso na água, na posição vertical. É tão relaxante que, muitas vezes, ele até dorme”, ensina Anna.

6 dicas para dar um banho relaxante no bebê

  1. Deixe tudo pronto antes. ...
  2. Deixe o bebê enrolado em uma fralda de pano. ...
  3. Faça massagens antes do banho. ...
  4. Atenção à temperatura da água. ...
  5. Experimente aromatizar o ambiente. ...
  6. Tente manter o corpinho dele embaixo d'água.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

E os bebés, podem beber chá de camomila? A resposta é sim. Mas com alguns cuidados especiais. Habitualmente, os bebés podem beber infusões de ervas naturais a partir dos seis meses.

O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade. Isso porque o leite materno possui a quantidade ideal de água e de outros nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento adequado do bebê nessa faixa etária.

Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Segundo a Dermatologista Miriam Sabino, do Fit Body Pilates, lavar o cabelo do recém-nascido uma vez por dia basta. “O cabelo do recém-nascido pode ser lavado todos os dias, pois é suscetível a infecções, sendo necessário mantê-lo limpo neste período”, explica.

O pode banho ser dado todos os dias, mas o poder da camomila é calmante, por isso, o ideal é dar apenas antes de dormir.

Material: água fervida e 1 a 2 sachê de camomila. Modo de fazer: despeje na banheira a água junto com o sachê, acrescente um pouco de água fria para o banho ficar morno, tire o sachê e descarte no lixo. Feito isso, dê o banho no bebê normalmente e coloque uma roupa clara.

Amido de milho no banho do bebê
É o que acontece com o amido de milho, popularmente chamado de maizena, ele pode ser usado na água do banho do bebê para tratar assaduras, brotoejas e alergias que podem surgir na pele do bebê.