Para que serve Luftal para cachorro?

Perguntado por: edinis6 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A sua ação no corpo permite estimular a atividade do estômago, melhorar o trânsito intestinal e prevenir a formação de gases nos cães.

Tratamento. No geral, o cachorro com dor de barriga precisa ficar algumas horas sem comer mais nada além do que já ingeriu no dia. Pode ser que alguns dos elementos de sua alimentação tenham causado o desconforto e o corpo precisa se recuperar e digerir tudo. O ideal é o pet ficar quatro horas sem engolir mais nada.

Fornecer medicação anti-gases (Luftal ou Simeticona gotas), começando 24 horas antes do exame, de 6 em 6 horas. Para animais até 10 kg, fornecer 2 ml e, acima de 10 kg, 3ml, via oral.

Como identificar um cachorro com dor

  • Mudanças de comportamento;
  • Perda de apetite;
  • Vômitos (em alguns casos a dor de barriga deixa o cachorro com diarreia e vômito);
  • Abdômen enrijecido, com dor à palpação;
  • Perda de peso,
  • Dificuldade em evacuar.

Tratamento para a barriga inchada
Se o diagnóstico for de inflação, infecção ou infestação por vermes, por exemplo, o inchaço na barriga do cachorro será tratado com medicação. Por outro lado, se for um caso de obstrução por corpo estranho, a endoscopia ou a cirurgia podem ser os melhores métodos de tratamento.

A alimentação incorreta ou com falta de nutrientes também pode ser uma causa. Caso seu cão tenha ingerido alimentos fora da dieta natural dele, os gases irão aparecer. Comidas como brócolis, soja e derivados, leite, ração vencida e até mesmo sobras de refeições humanas não devem ser oferecidas ao seu pet.

Leve o cão ao médico veterinário imediatamente. Ele será responsável por descobrir o que há de errado e o que fazer. Há casos em que a barriga dura e inchada pode ser evitada com medicações, enquanto condições mais graves necessitam de cirurgias urgentes.

Barriga. Massageie o abdômen do pet em movimentos circulares. Dê preferência para o movimento anti-horário, pois isso ajuda a eliminar os gases, evitando problemas intestinais.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  • Chá de erva-doce. ...
  • Chá de hortelã-pimenta. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá da raiz de angélica. ...
  • Chá de louro. ...
  • Exercício para eliminar os gases.

O alho é altamente antibacteriano e fará com que o sistema digestivo possa combater de forma eficaz uma possível infecção. Por esse motivo o alho é considerado um remédio caseiro para infecção intestinal de cachorro.

Buscopan® Composto tem se mostrado eficaz na medicina veterinária, no tratamento de todos os estados espasmódicos intensamente dolorosos do trato gastrintestinal, das vias biliares e das vias urinárias. Buscopan® Composto também é eficaz e seguro em casos de gastroenterites de distinta etiologia.

Principais causas da dor de barriga em cachorro
De acordo com o médico-veterinário da Petz, Dr. Samuel Teófilo, entre os principais fatores que deixam o cachorro com dor de barriga estão: excesso de gases, parasitas intestinais, doenças inflamatórias ou infecciosas e ingestão de corpo estranho.

Modo de usar
Luftal gotas (25 gotas/mL): Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Acima de 12 anos e Adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia. Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.

Lembre-se sempre, nunca ofereça qualquer medicação ou remédios naturais para o seu cachorro sem a prescrição de um médico veterinário. Além do risco de piorar ainda mais o quadro, a ingestão de alimentos ou remédios inadequados pode levar a uma intoxicação.

Segundo a Dra. Juliana, os motivos do porque a barriga do cachorro faz barulho podem ser: obstrução intestinal pela presença de corpo estranho, parasitas estomacais, doença inflamatória intestinal, alergia alimentar e outras enfermidades.