Para que serve o Bactrim para cachorro?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Indicações: Anti-infeccioso de natureza quimioterápica, indicado no combate às infecções bacterianas, em cães e gatos, provocadas por germes sensíveis a ação do sulfametoxazol e da trimetoprima. Modo de usar e posologia: Administrar por via oral. Animais até 10 kg de peso corporal: meio comprimido por dia.

Pode ser usado puro, diretamente na boca do animal, ou misturado à água de beber ou alimento. Cães, gatos e coelhos – Para cada 1 kg de peso, medicar 1 mL do produto nas 24 horas ou 0,5 mL do produto de 12 em 12 horas, durante 3 a 5 dias.

a) Germes responsáveis por infecção do trato urinário que costumam ser susceptíveis ao Bactrim: Escherichia coli. Klebsiella pneumonia. Proteus mirabilis.

A resposta mais curta para essa pergunta é não. Bactrim é um medicamento de uso humano, e pode haver riscos ao oferecer remédios que não sejam de uso veterinário para o seu cachorro.

O recomendado é oferecer água fresca em pequenas quantidades. A hidratação deve ser frequente. Uma boa opção é oferecer água de coco ao seu pet, já que ela é rica em potássio e costuma agradar o paladar dos cãezinhos.

A doença pode se apresentar no organismo dos cachorros de diferentes formas e, assim, pode comprometer a respiração, causando vômitos, diarreias, convulsões ou até mesmo a imunossupressão, ou seja, o enfraquecimento do sistema imunológico.

Ofereça o antibiótico do cachorro com a comida
A primeira tentativa pode não dar um resultado positivo, por isso, nossa segunda dica é oferecer o antibiótico para o cachorro com a comida dele. O tutor pode fazer do momento da alimentação a administração do medicamento.

Melhores marcas de Antibiótico
Bioflaxacin, Doxiciclina, Giardicid, Coveli e Baytril estão entre os mais procurados.

Não há remédio para parvovirose de forma específica, porém o veterinário irá receitar medicamentos como vitaminas, soro e antibióticos para combater a doença. A internação do pet muitas vezes é fundamental, pois é necessário mantê-lo no soro para que o mesmo não desidrate.

Ambos são eficazes no tratamento, pois são compostos pelo mesmo princípio ativo (sulfametoxazol/trimetropim). O mais importante é avaliar se houve melhora dos sintomas após a medicação e sempre coletar um exame de urocultura antes do início do tratamento para guiar o antibiótico após.

Bactrim® contém dois compostos ativos (sulfametoxazol + trimetoprima), que agem sinergicamente (ação conjunta, em que uma substância potencializa a outra), inibindo dois passos consecutivos da formação de uma substância necessária aos microrganismos, que não conseguem mais se desenvolver.

Em ordem de frequência, foram encontrados efeitos gastrintestinais (náuseas, lesões na boca, diarreia), reações de pele e zumbidos nos ouvidos, que desapareceram com a suspensão do tratamento. Alterações no exame de sangue também podem surgir de forma leve e sem sintomas, desaparecendo com a suspensão do tratamento.

Venda sob prescrição médica.

Sulfametoxazol + Trimetoprima 800mg + 160mg Genérico Prati Donaduzzi 10 Comprimidos.

Bactrim® comprimido apresenta formato cilíndrico, biconvexo e cor branca a quase branca. Bactrim® F comprimido apresenta formato oblongo, biconvexo e cor branca a quase branca. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

5 sinais de infecção intestinal

  1. vômitos;
  2. alteração nas fezes, como: diarreia com ou sem sangue, fezes pastosas e com muco;
  3. anorexia ou hiporexia (ausência de apetite);
  4. dor abdominal, percebida quando o animal fica com o abdômen recolhido ou curvado;
  5. prostração ou hipoatividade.

A duração do tratamento normalmente leva de cinco a dez dias, mas casos específicos podem requerer um tempo maior.