Para que serve o banho de canjica?

Perguntado por: urodrigues2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

De acordo com algumas religiões, a Canjica traz paz e serenidade para quem precisa de direcionamento e abertura de caminhos. O Banho de Oxalá pode trazer equilíbrio mental, além de promover cura na alma e nos processos mais desafiadores.

Além de ser muito popular em religiões de matriz africana, a canjica é um poderoso grãos que serve de ingrediente para rituais de atração de dinheiro e prosperidade. Do mesmo modo, os banhos de canjica também ajudam que você tenha energias mais positivas durante o dia.

Cozinhe também aproximadamente 250gr de canjica amarela na panela de pressão com uns 02 litros de água. Deixe amornar. Coe e banhe-se do pescoço para baixo após seu banho higiênico, durma com o banho. Em uma segunda-feira.

Ritual com canjica para pagar todas as suas dívidas:
Acenda uma vela branca sobre um pires, com cuidado para não se queimar e, em volta dela, coloque algumas moedas e um punhado de grãos de canjica. Reze três Pais-Nossos e sete Credos, pedindo ao seu anjo da guarda que ajude no pagamento das dívidas.

Na temperatura morna, você deve tomar o seu banho de limpeza normalmente e, logo em seguida, despejar a água para o Banho de Oxalá do pescoço para baixo, mentalizando suas intenções, pedindo proteção, abertura de caminhos, prosperidade, limpeza e purificação.

Egbó é o nome iorubá dado à famosa canjica branca, comida votiva servida a quase todos os orixás e principalmente a Oxalá. É feita de milho branco cozido ao qual podem ser acrescentados diversos elementos, como água, banha de ori, mel e azeite doce, entre outros.

Para ele, a origem de canjica é o termo canja. O termo viria de Kanji, termo da língua malaiala falada na região de Malabar, sudoeste da Índia e que significa “arroz com água”.

Cozinhar a canjica, deixando secar. Juntar o leite e o açúcar e deixar apurar mais um pouco. Cortar o mamão ao meio, tirar as sementes, encher com canjica e regar com mel.

1) Pessoa amada vir atrás de você
Escreva o nome completo de seu amor em um pedaço de papel branco, dobre em quatro partes e coloque dentro de uma panela com água fervendo enquanto pronuncia estas palavras: "(Diga o nome da pessoa), assim como esta água está fervendo, vai ferver também sua cabeça.

O ritual é muito utilizado para ajudar a conquistar a pessoa amada. Mas é muito importante ter em mente que devemos sempre pedir que o melhor para nós aconteça e, nem sempre, o relacionamento com determinada pessoa é o caminho mais saudável e interessante.

Camomila: Em um domingo (dia do Sol) de Lua Cheia, prepare um banho de camomila para trazer calma, relaxamento e paz, além de gerar alegria e otimismo, afastar os medos e eliminar o estresse emocional.

A sexta-feira é regida por Vênus, momento ideal para banhos que envolvam questões de amor, paixão, beleza, harmonia, união e fertilidade. O sábado regido por Saturno, perfeito para os ligados à fim de ciclos, proteção, banimento e limpeza.

Deixe três rosas brancas em uma vasilha com um litro de água fervente por alguns minutos. Acenda uma vela branca, com cuidado, fazendo uma oração ao seu anjo da guarda. Jogue o preparado em seu corpo, do pescoço para baixo. Esse banho deve ser feito na segunda-feira, na quinta-feira e no sábado.

Oração a Oxalá: Grande Orixá, neste dia te peço força e sabedoria. Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente. Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.

A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa. O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

Em uma sexta-feira, ferva três litros de água e acrescente pétalas de um cravo vermelho e pétalas de três cravos amarelos. Enquanto isso, leve um incenso de sete ervas no banheiro e tome seu habitual banho higiênico. Depois desse banho, acenda o incenso, mentalize aquilo que você deseja se abrindo em seu caminho.

O louro também possui efeito protetor, podendo ser incorporado no banho como ritual para abrir caminhos. Na Grécia e Roma Antigas, o louro era muito usado nas coroas de pessoas importantes. Além disso, gregos e romanos já utilizavam as propriedades medicinais da folha.

Banho de manjericão
Pegue as sementes de girassol e coloque-as para ferver em 1,5 litro de água. Assim que ferver, desligue o fogo e adicione as pétalas de rosa amarela e o manjericão. Abafe o ritual por cerca de 20 minutos e coe. Vá até o banheiro e tome seu banho higiênico diário.

O milho-branco (chamado «àgbàdo funfun», «ebô», "milho de canjica") é um grão muito importante para o povo do santo. Seu preparo e forma de utilização nos rituais de oferendas envolvem preceitos bem rígidos, que nunca podem deixar de ser considerados pelos seguidores do Candomblé.