Para que serve o chá de canela parar a menstruação?

Perguntado por: evasconcelos . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Neste método de como fazer a menstruação parar de descer, basta preparar um chá de canela e ir tomando ao longo do dia em que você queira reduzir o sangramento. A canela é adstringente e, por isso, ajuda a fechar os vasos sanguíneos, fazendo com que a menstruação diminua.

Ele também aumenta o fluxo menstrual fazendo com que o sangramento venha de forma mais intensa e, consequentemente, dure menos dias. No entanto, o consumo do chá de canela é indicado apenas para fazer a menstruação descer caso esteja atrasada por 1 ou 2 dias ou, no máximo, um atraso inferior a um mês.

Para suspensões curtas do ciclo menstrual, a opção mais utilizada costuma ser o medicamento Primosiston, que é uma pílula que age na produção hormonal, suprimindo a ovulação e, assim, influenciando na descamação do endométrio, responsável pela menstruação.

Como fazer o chá de canela
Coloque um pau de canela em uma panela com água e deixe ferver durante cerca de 5 minutos. Deixe amornar, retire a canela em pau e beba em seguida. Se desejar, adoce à gosto.

Colocar um pau de canela em uma panela com água e deixar ferver durante cerca de 5 minutos. Depois, deve-se deixar amornar, retirar a canela e beber em seguida. Mesmo que não existam comprovações científicas de que a canela ajuda a descer a menstruação, o seu uso com essa finalidade ainda é bastante popular.

Os efeitos colaterais do chá de canela foram reportados principalmente quando se usa a espécie Cinnamomum cassia em muita quantidade, já que contém alto teor de cumarinas, o que pode causar alergia e irritação na pele, hipoglicemia e dano hepático em pessoas que possuem doenças graves no fígado.

As alterações que levam a um aumento do fluxo são o mioma (formação no músculo do útero), o pólipo (pedaço do endométrio que cresce para dentro do útero), a adenomiose (endométrio que descama invadindo o musculo) e a endometriose (formação de endométrio fora do útero).

Acredita-se que a concentração de ácido ascórbico faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, atrasando a menstruação ou até mesmo suspendendo quando já desceu. Um limão espremido em um copo com água todos os dias por uma semana por atrasar a menstruação em 2 dias.

As causas orgânicas mais comuns da menstruação prolongada incluem infecções, lesões uterinas, adenomiose, pólipos e miomas². Sendo assim, o auxílio médico nos casos de menstruação prolongada é imprescindível. Identificada a causa, o especialista indicará o tratamento adequado para solucionar o problema.

Na maioria dos casos, a pílula anticoncepcional é tomada por 21 dias, seguida de 7 dias de pausa para a descida da menstruação. Se a mulher optar por não menstruar, ela omite esses dias de pausa e continua a tomar a pílula de forma contínua. Enquanto não houver uma pausa na pílula, a menstruação não descerá.

Methergin® é utilizado na obstetrícia:
Para tratar a involução incompleta do útero (útero dilatado devido ao muco, sangue e restos de tecido que não podem ser eliminados), loquiometria e sangramento pós-parto.

Chá de canela: Em altas doses, pode provocar irritação da mucosa e presença anormal de sangue na urina. O chá de canela também está relacionado com abortos pré-implantação, portanto, não é recomendado na gravidez.

O excesso do consumo de chá de canela pode levar a quedas bruscas na pressão arterial, descontrole glicêmico, e desordens no sistema gastrintestinal, podendo levar a náuseas e vômitos.

O chá de canela é um dos grandes aliados de quem está de dieta. Além de aromático e saboroso, tem efeito termogênico: suas substâncias atuam aumentando a temperatura do organismo. Ou seja, fazem com que o metabolismo fique mais acelerado e com que a queima de gorduras seja muito maior.

Mas as mulheres devem evitar os chás que contêm cafeína. Por isso o chá de gengibre pode ser útil para aliviar as náuseas e a tensão abdominal. Por sua vez, o chá de camomila contém propriedades que aliviam os espasmos musculares e reduzem a tensão que pode conduzir à ansiedade e à irritabilidade.

O ácido mefenâmico apresenta eficácia em reduzir o fluxo menstrual excessivo em pacientes com menorragia (Fraser et al, 1981).

O útero é um dos órgãos que também se beneficia desse efeito depurador e diurético da água inglesa, pois ajuda o corpo a eliminar substâncias potencialmente negativas. O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto.

Chá para reduzir o fluxo menstrual
Chás de cavalinha, casca de carvalho e pé-de-leão causam contração dos vasos sanguíneos e, consequentemente, reduzem o fluxo.

A maioria das mulheres passa de 4 a 7 dias no período menstrual. Mas, para os especialistas, até 8 dias é considerado normal. Nos dois primeiros dias o fluxo é maior e com o passar dos dias o sangramento diminui de volume.

Os coágulos geralmente se formam se o sangue ficar acumulado no útero ou na vagina antes de sair. Se você tiver coágulos maiores do que cerca de uma polegada ou 25 mm de comprimento, é melhor conversar com profissionais de saúde.

O fluxo menstrual intenso que dura muitos dias também pode ser chamado de sangramento uterino anormal. Sempre que você notar essa possibilidade no seu corpo, é importante marcar uma consulta com o ginecologista para investigar as causas e procurar tratamento, caso seja necessário.