Para que serve o chá do Sara tudo?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Apresenta atividades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Em comunidades tradicionais, o seu chá é utilizado no tratamento de doenças inflamatórias, como inflamações uterinas, bem como mioma e cistos, hemorragias, próstata, diarréia, dores no estômago e intestino.

O Cura tudo plantas medicinais é um produto 100% natural que equilibra o organismo, tanto do homem quanto da mulher proporcionando sensação de alívio e bem-estar. Quem conhece ou já fez uso deste produto sabe que ele cumpre o que promete e por isso tem se tornado cada vez mais popular.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, dor de garganta ou excesso de gases, por exemplo.

Popularmente, o mastruz é triturado e utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante em casos de fraturas e pancadas. O chá ou a infusão das folhas ajudam a aliviar sintomas e combater doenças como reumatismo, sinusite, rinite, gripe e resfriado, catarro e tosse crônica, inflamação da garganta, dor ciática e até asma.

A unha-de-gato já é utilizada na produção de anti-inflamatórios. Possui efeitos benéficos no tratamento de amigdalites, artrite, sinusite, bursite, rinite e problemas digestivos. A planta também é benéfica para o tratamento de doenças reumáticas e musculares, principalmente na terceira idade.

Suas cascas são utilizadas no preparo de um tônico fortificante (MEB 1993) e afrodisíaco (Berg 1993; Santos et al.

As folhas e cascas do caule são adstringente e cicatrizante, aliviam dores reumáticas. O látex possui ação anti-inflamatória e analgésica, particularmente para dores de dente. O exsudado da haste e o chá da casca são utilizados pela população nativa devido as suas propriedades anti-inflamatórias.

Em suas propriedades medicinais, ela possui ação anti-sifilítica, anti-reumática, anti-hemorróidas, além de combater o colesterol e ação anti-inflamatória.

Composição: Espinheira santa, Alcachofra, Camomila, Carqueja Chapéu de couro, Ipê roxo, Salsaparrilha e Quina Preta.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

No entanto, abaixo estão alguns chás que podem ajudar a complementar o seu tratamento:

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.

chá verde

O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado devido as suas propriedades antioxidantes. Além disso, a mistura é capaz de reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos que se acumulam fígado.

Não há um prazo certo para notar o impacto do chá no organismo. Até porque isso depende do tipo de planta usado. No caso da erva-mate, a nutricionista Brunna Boaventura viu uma melhora no perfil antioxidante apenas uma hora após o consumo. Mas o colesterolsó caiu depois de 20 dias.

Qual o melhor chá para inflamação do útero? O chá de aroeira e de jurema-preta são ideais para inflamação no útero ou inflamações ginecológicas, como as que atacam os ovários.

Como usar o mastruz
Infusão de mastruz: colocar 1 colher de sopa de folhas secas de mastruz numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 1/2 ou 1 xícara inteira de manhã por 3 dias.

Gestantes, lactantes, crianças com menos de 3 anos, pessoas com condições de saúde, como doenças no fígado, rins ou auditivas devem evitar o consumo de mastruz.