Para que serve o dado D12?

Perguntado por: dcaldeira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

d12 é o dado de 12 faces utilizado em muitos sistemas de RPG. O dado de 12 faces possui uma probabilidade de 8,33% para cada face se jogado sozinho. Assim, o d12 é dado importante no kit dos mestres e jogadores de RPG.

d6 é o dado de 6 faces. É o mais famoso dentre os jogos de tabuleiro tradicionais. Por ser um cubo ele é o mais fácil de criar, de montar e de utilizar. Por exemplo, se você precisa improvisar um dado de 6 faces é só cortar e dobrar uma folha que consegue fazê-lo sem grandes desafios.

d10 é o dado de 10 faces no RPG e é predominante em diversos sistemas de RPG. Ele possui uma probabilidade linear de 10%, deixando assim um equilíbrio interessante para o jogo. O d10 é também parte do d100, pois usamos 2d10 para calcular o valor. Sendo um para a dezena e outro para a unidade.

d4 é o dado de 4 faces em formato de um tetraedro regular. Com ele a probabilidade de cada face é linear, sendo 25% de chance de cair em cada face.

A regra básica para se usar dados no RPG
A regra básica para usar dados no RPG de mesa é: Você pega um dado, faz uma rolagem em um momento de tensão da história, soma ou subtrai modificadores do resultado que saiu, compara com uma dificuldade imposta normalmente pelo mestre e assim ver se foi um sucesso ou não.

Quando um personagem tenta realizar uma ação, o jogador rola um dado de 20 faces (d20) e adiciona o valor de sua habilidade relevante e modificador de atributo. Se o resultado da jogada for igual ou superior ao valor necessário para ter sucesso na ação, o personagem é bem-sucedido. Caso contrário, a ação falha.

Um dado para todos governar, o d20 — como é popularmente conhecido — é um icosaedro feito de plástico, acrílico ou metal, que serve como acessório para jogos de RPG de mesa.

d100 é o nome dado para o dado de 100 faces, porém ele pode ser constituído de dois dados de 10 faces ou 2d10. Seu uso varia de sistema para sistema e traz uma probabilidade de 1% para cada face. Porém esse resultado não é verdadeiro se utilizar 2d10 para jogá-lo.

Para rolar 1d4, ou você usa o verdadeiro d4 ou rola 1d6 e descarta os resultados 5 e 6 jogando novamente o dado nesses casos.

Os dados de vida dão uma noção do quão avançado é aquele personagem. Normalmente um personagem no D&D começa com uma quantidade de vida igual ao valor máximo do dado de vida da sua classe do primeiro nível + o seu modificador do atributo Constituição.

Fichas. Outro elemento muito importante para o RPG são as fichas. Cada jogador recebe uma para preencher, colocando nela as estatísticas do seu personagem, como inteligência e força, além de informações fundamentais sobre como nome, inventário, vantagens e desvantagens, etc.

O que é são D4, D6, D8, D10, D12 e D20? Todos esses nada mais são do que dados para RPG. O “D” significa dado e o número que o sucede é a quantidade de faces que o dado possui. Dessa forma, o D20 possui 20 faces, o D4 possui 4 faces e assim por diante.

A forma mais simples de viciar um dado é fazendo um furo no plástico e colocando peso de um dos lados para que ele caia sobre a face carregada com mais frequência. Portanto, você deve escolher o lado que você quer que caia para cima mais vezes e colocar o peso na face oposta.

As principais características do RPG são a interatividade e o trabalho em grupo. É muito raro que jogadores se reúnam para jogar RPG de forma competitiva, uma vez que se trata de um jogo predominantemente colaborativo, no qual os jogadores só conseguirão vencer se trabalharem em conjunto.

Existem três maneiras para determiná-los: Rolando 4d6 (quatro dados de seis faces) seis vezes, somando o valor dos três maiores resultados e descartando o menor valor. Após fazer isso seis vezes, distribua os valores obtidos entre os seis atributos; Você pode pegar os seguintes números: 15, 14, 13, 12, 10 e 8.

Todo personagem tem seis números que indicam seus valores de habilidades: Força (For), Destreza (des), Constituição (Con), Inteligência (Int), Sabedoria (Sab) e Carisma (Car).

RPG é “Role Playing Game”, o que significa “Jogo de Interpretação de Papéis”. Esse tipo de jogo não começou com os videogames eletrônicos e sim com a caneta e papel.

1d20 – Probabilidade linear
Jogando 1d20 há exatamente 20 possibilidades de resultado: justamente os números de 1 a 20. Como estamos jogando apenas um dado a probabilidade de termos qualquer resultado é exatamente a mesma. A chance de sair 1, ou 20, ou 10 é exatamente igual. No caso específico de 1d20 a chance é (dã!)

Dungeons & Dragons é um sistema de RPG de alta fantasia criado por Gary Gygax e Dave Arneson, que foi publicado pela primeira vez em 1974. Assim, o sistema é considerado por muitos como o pai do RPG moderno, pois Gary Gygax adaptou os wargames de miniatura que gostava de jogar para uma dinâmica com histórias.

Continuar lendo Para que serve o D12?