Para que serve o espaçador de bombinha?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

“A principal vantagem do espaçador é que ele permite que você absorva melhor o spray do medicamento. Quando o spray é disparado direto na boca, boa parte do medicamento fica nas bochechas e no céu da boca, gengiva, e não vai diretamente para o pulmão.

Olá. O espaçador é um dispositivo para facilitar a administração do medicamento em crianças que ainda não tem coordenação para fazer a inspiração do medicamento no momento do jato. Com 18 meses seu filho não vai conseguir fazer isto, ele não inalará a dose certa e não vai se beneficiar da medicação.

1 - Retire a tampa da bombinha; 2 - Agite bem a bombinha; 3 - Enxaixe a bombinha no espaçador; 6 - Mantendo o espaçador firmemente adaptado ao rosto da criança, aguarde 10 respirações; 6 - Pressione o topo da bombinha, fazendo com que saia o jato com a medicação.

As crianças pequenas ou que não conseguem fazer esforço suficiente para utilizar a bombinha para asma, devem usar o Espaçador. Ele é um reservatório onde o medicamento que será inalado, fica suspenso, aguardando a inspiração e expiração da criança e permitindo uma maior deposição pulmonar da medicação.

O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões. Dessa forma, alivia o aperto no peito, o chiado e a tosse, permitindo que você respire com mais facilidade.

Os espaçadores podem ser utilizados mesmo em adolescentes e adultos, melhorando a deposição pulmonar da droga. Importante destacar que o espaçador com a máscara seja usado apenas para os menores de 5 anos ou em situações em que a criança não consegue cooperar. 2.

“Quando os medicamentos são à base de corticoide, é importante fazer a higienização da boca com água após o uso para eliminar os resíduos”, explica o especialista.

A criança deve estar em pé ou sentada e se estiver deitada, fazer a bombinha com a cabeceira elevada! Deve-se agitar vigorosamente a bombinha antes de fazer cada aplicação, para que a medicação seja liberada (ver imagem que mostra o funcionamento interno de uma bombinha).

Adultos, 4-10 puffs a cada 20min, preferencialmente com espaçador. Crianças: 1 puff / 2-3Kg a cada 20 min, preferencialmente com espaçador.

Recomenda-se o uso de Aerolin® Xarope. Crianças de 6 a 12 anos: 1 comprimido de 2 mg (2 mg de salbutamol) 3 ou 4 vezes ao dia, de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas. Crianças acima de 12 anos: 1 comprimido de 2 ou 4 mg (2 a 4 mg de salbutamol) 3 ou 4 vezes ao dia, de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas.

3. Fazer inalação com a criança dormindo. Esperar a criança dormir e fazer a inalação pode ser uma alternativa para evitar todo o estresse que esse momento pode gerar. Quando ela estiver dormindo, basta aproximar o inalador do nariz, visto que o efeito é o mesmo.

Apesar de parecer só uma bomba que leva ar ao pulmão, o aparelho contém corticoide, medicamento que tem ação anti-inflamatória, muito útil no controle da asma.

As válvulas dos espaçadores controlam o fluxo da medicação , liberando esta medicação quando da inspiração (Inalação) do usuário e impedido que o ar expirado (CO2) retorne à câmara do espaçador , local aonde a medicação fica em suspensão durante o uso. EM HIPÓTESE NENHUMA AS VÁLVULAS PODEM SER RETIRADAS.

Em primeiro lugar, é necessário colocar o soro fisiológico ou outra medicação prescrita pelo seu médico, na quantidade recomendada, dentro do copinho de inalador. Na sequência, é só ligar o aparelho e colocar a máscara em cima do seu nariz, de maneira que você respire o ar da névoa.

7) Mantenha o espaçador na boca e inspire mais 3 ou 4 vezes (para adulto), 4 a 6 vezes (para crianças), ou cerca de 10 a 20 segundos.

Bronquite não tem nada a ver com asma. Depois de controlada a crise, não precisa mais usar bombinha.