Para que serve o leme no barco?

Perguntado por: afernandes3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Leme – é a pá que fica abaixo da linha da água que possibilita dar direção ao barco. Roda do leme – é o volante da embarcação que dá a direção para o leme; Quilha ou Patilhão – é o estabilizador central que permite prevenir o abatimento do barco.

O leme é um mecanismo de manobra das embarcações, situado na parte traseira da mesma, após o hélice.

A roda do leme ou timão é, em náutica, o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco.

No caso de barcos a motor a propulsão mecânica é feita pela rotação de uma hélice, promovida por um motor a diesel, como pode ser visto na figura. A hélice empurra a água para trás, a água reage e empurra a hélice para a frente, fazendo com que o barco se movimente.

História. O nome Leme foi escolhido devido à Pedra do Leme, que é contornada pelas praias da Urca e Botafogo e cujo formato, visto de cima, se assemelha ao do leme de um navio.

Roda do leme – é o volante da embarcação que dá a direção para o leme; Quilha ou Patilhão – é o estabilizador central que permite prevenir o abatimento do barco. Varandim – são os cabos que ficam na borda do barco para evitar que o passageiro passe desse limiar. Timão – é o mesmo que roda do leme.

O leme é o volante do navio.

Na linguagem dos marinheiros, os termos ganham outras diferenciações, como: figura de proa (enfeite com a forma de um rosto deformado), capitão de proa (marinheiro responsável pela limpeza do navio) e mastro de proa (mastro de tamanho pequeno).

Lá de cima, você pode apreciar algumas das vistas mais espetaculares da cidade! O cenário panorâmico contempla o Pão de Açúcar em diferentes ângulos, o Cristo Redentor, a Praia de Copacabana e muito mais.

Mastro ou mastaréu é o termo náutico que designa a(s) longa(s) peça(s) vertical(is) que nas embarcações a vela sustenta(m) a retranca, as cruzetas e o velame.

Velame é o nome dado ao conjunto das velas de uma embarcação.

Por mais massa que tenha o navio, é a densidade que determina se ele afunda ou boia. O navio flutua no mar pelo fato de a força peso e a força empuxo sobre o navio estarem em equilíbrio.

Contudo, muitas embarcações são pintadas dessa forma, em respeito a tradição náutica e aos antigos marinheiros. Além disso, o fundo vermelho também facilita a visualização do nível do casco do navio em relação a água, e consequentemente, do peso que a embarcação carrega e ainda pode carregar.

Quanto maior a densidade, mais pesado é o material. A mesma relação é aplicada para navios, eles não afundam por que possuem densidade menor que a da água.