Para que serve o medicamento Sigmatriol?

Perguntado por: rbeiramar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Sigmatriol® é indicado para o tratamento de Osteoporose, Osteodistrofia renal, Hipoparatireoidismo, Hipoparatireoidismo idiopático, Pseudo-hipoparatireoidismo, Raquitismo dependente de vitamina D e Raquitismo hipofosfatêmico. Sigmatriol É UM MEDICAMENTO.

REAÇÕES ADVERSAS
Sintomas agudos ocasionais incluem anorexia, cefaléia, vômito e constipação. Efeitos crônicos podem incluir distrofia, distúrbios sensoriais, por vezes febre com sede, poliúria, desidratação, apatia, interrupção do crescimento e infecções do trato urinário.

A dose recomendada de Sigmatriol® é de 0,25 mcg, duas vezes ao dia. Os níveis séricos de cálcio e de creatinina devem ser determinados a cada 4 semanas, 3 meses e 6 meses e, posteriormente, em intervalos de 6 meses.

Hipoparatireoidismo e raquitismo: a dose recomendada é de 0,25 mcg por dia pela manhã.

Ferro e cálcio não combinam (um tem pH alcalino, o outro, ácido), portanto consuma-os em horários diferentes – deixe para tomar o cálcio antes de dormir: além de ser melhor absorvido à noite, ele deve ser ingerido longe das refeições, pois precisa de um ambiente ácido no estômago para ser assimilado.

Quais cuidados devo ter ao usar o Calcitriol? Visto que Calcitriol é o mais potente metabólito da vitamina D disponível, outras medicações contendo vitamina D e seus metabólitos devem ser suspensas durante o tratamento, para evitar possíveis efeitos aditivos e hipercalcemia.

Os principais motivos da falta de cálcio no organismo são a má alimentação, que fornece baixa quantidade do nutriente e compromete as reservas naturais. Algumas alterações hormonais, doenças e síndromes genéticas podem afetar a absorção do nutriente e causar a deficiência do cálcio.

A Osteodistrofia renal (OR) é um distúrbio que acomete os ossos em pacientes com insuficiência renal crônica, causando algumas alterações em sua estrutura.

Um pouco de calcidiol vai para os rins para ajudar a manter os níveis de cálcio no sangue, mas o mais importante acontece nos seus tecidos. Os tecidos por toda parte do seu corpo convertem calcidiol em calcitriol. O calcitriol, ou Vitamina D ativa, é o hormônio esteroide mais potente do corpo humano.

Esta é a vitamina D medida pelos médicos nos exames de sangue. Porém, a forma ativa da vitamina D é o calcitriol, obtido a partir da transformação da 25 hidroxi nos rins.

Posologia do Caldê
1 ou 2 comprimidos mastigáveis ao dia, preferencialmente após as refeições.

Recomenda-se tomar os comprimidos durante as refeições ou conforme orientação médica. A dose recomendada é de um comprimido uma a três vezes ao dia.

O cloridrato de cinacalcete age controlando os níveis de hormônio paratiroideano (PTH), cálcio e fósforo no seu corpo. Ele é utilizado para tratar problemas nos órgãos chamados glândulas paratiróides.

A associação entre vitamina D e cálcio é essencial para a saúde osteoarticular, pois um completa a função do outro. O cálcio é o principal mineral na composição dos ossos, mas sozinho ele não consegue desempenhar plenamente seu potencial.

Não há evidências de que tomar o suplemento pela manhã ou à noite seja melhor. Por isso, se você é uma pessoa que não sente fome pela manhã, por exemplo, é melhor deixar para ingerir o suplemento durante o almoço ou jantar.

Há pesquisas que mostram que a vitamina D pode ser tomada em qualquer momento do dia, sendo acompanhada ou não por uma refeição.

Leite e laticínios
O leite é ótima fonte de cálcio, que é a substância que mais contribui para a formação óssea. O iogurte e os queijos também são ricos no mineral, até mesmo as versões sem lactose, o que beneficia quem tem intolerância a essa substância. “A recomendação diária de cálcio é de 800 a 1.000mg.