Para que serve o óleo?

Perguntado por: icunha3 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Ele pode ser usado não só na alimentação, mas também na composição de cosméticos, produtos farmacêuticos, lubrificantes, tintas e até mesmo combustíveis. Antigamente, o óleo vegetal era utilizado até mesmo na iluminação.

Os óleos essenciais podem ser usados de três modos: aromático, tópico e interno. Aromático: inalação direta, ou seja, passar o óleo essencial nas mãos e inspirar. "Também pode ser realizado por meio de difusores, que são dispositivos que vaporizam o óleo essencial no ambiente", explica Marcos.

O óleo extraído da sua semente é um anti-inflamatório e antioxidante super eficiente, que colabora com a saúde do coração, da circulação, do cérebro e vai além: é ótimo para a pele e os cabelos. Como falamos lá em cima, ele é rico em muitas vitaminas e ômega 3, a sua gordura é boa e faz um bem danado à saúde.

Especialmente para uso no rosto, os óleos podem ser aplicados puros e diretamente na pele, antes de dormir. Essa recomendação se deve ao fato de que a pele está limpa, então tem todo o período de sono para absorver os nutrientes dos óleos, garantindo ótimos resultados.

Pode passar óleo na parte íntima? Resumindo a história: não é recomendado passar óleo ou outros produtos na parte íntima, pois isso pode causar irritação e desequilibrar a flora vaginal, aumentando o risco de infecções.

óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é um dos mais populares quando se trata de propriedades calmantes. Ele ajuda a acalmar a mente e reduzir a ansiedade. Além disso, pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e aliviar dores de cabeça.

Anti-inflamatório, analgésico, antifúngico, antibacteriano, antioxidante, anticacioma, carminativo, antimicrobiano. Para aplicação tópica, misture com Óleo Carreador doTERRA ou com um hidratante facial para ajudar a manter a pele limpa.

Basta aplicar de uma a duas gotas nas mãos e inalar ao longo do dia para ajudar a diminuir os sentimentos de preocupação provenientes do dia a dia.

No seu difusor de aromas:
Dilua cerca de 4 a 8 gotas do óleo essencial de lavanda em água e deixe o seu difusor no quarto por aproximadamente uma hora. Esse ritual deixará seu quarto com um cheirinho agradável, favorecendo a inalação do cheirinho tranquilizante para o seu sono.

Há muitas zonas do corpo que podem beneficiar da aplicação dos óleos essenciais. Podes aplicar um óleo em zonas como o pescoço, a testa, as têmporas, os pulsos, o peito e a barriga. Isto também inclui extremidades como os braços, as pernas e as plantas dos pés.

Os óleos vegetais. Pode ser óleo de girassol ou o óleo de coco, que além de ser um ótimo lubrificante íntimo é também um antifúngico, ou seja, evita candidíase. Aquele mesmo óleo de coco que a gente cozinha.

O uso do óleo de copaíba se mostrou eficaz à cicatrização, porém possui uma ação de reparação no tecido um pouco lenta.

Óleo de girassol faz bem pra pele!
Rico em vitamina E – uma vitamina que ajuda na regeneração das células e na boa saúde da pele –, o óleo de girassol protege a pele do envelhecimento precoce, dos danos causados pelo sol e ajuda a pele a ficar hidratada e brilhante.

óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta possui muitos usos além de clarear a pele, e os principais são: Promove uma melhor cicatrização. Auxilia a produção de colágeno. Trata a acne e outras doenças inflamatórias da pele.