Para que serve suco de lima-da-pérsia?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

É conhecida ainda como lima-doce. É utilizada para a produção de doces como geleias e também consumida como suco para tratar feridas gástricas e melhorar a digestão. Acredita-se que a fruta tem a capacidade de combater o raquitismo. No Brasil é usada também para a produção de uma bebida típica: a caipirinha.

A lima-da-pérsia é uma fruta cítrica com grande capacidade de limpar e restaurar o fígado. Lave uma lima-da-pérsia, bata no liquidificador com casca e 100 ml de água, coe e beba imediatamente. O tratamento deve ser feito em jejum, por duas semas seguidas, ou mais.

Frutas cítricas
As frutas cítricas possuem alto nível de vitamina C, uma substância que facilita a tarefa do fígado na hora de converter toxinas em compostos químicos solúveis em água, o que favorece sua eliminação pela urina. Frutas como o limão, a toranja, laranja e a lima são os destaques nesse grupo.

O limão tem propriedades antibacterianas e antifúngicas graças ao limoneno, tornando-o eficiente no combate a doenças como candidíase, gripe, resfriados e algumas outras infecções bacterianas como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

Além da vitamina C, a parte branca e o bagaço do limão contêm pectina, fibra solúvel que facilita a digestão e regula a absorção de açúcar pelo organismo, aumentando a saciedade e reduzindo as chances de desenvolver diabetes. Quem já tem a doença pode usá-lo para ajudar a controlá-la.

  1. Suco de melancia com salsão. Flavia Morlachetti/GettyImages.
  2. Suco de goiaba com limão. Ingredientes: ...
  3. Suco de tangerina com mamão. Getty Images. ...
  4. Suco de maçã com abóbora. Ingredientes: ...
  5. Suco de batata yacon. Ingredientes: ...
  6. Suco de pera com toranja. GettyImages. ...
  7. Suco de melão com maracujá DeAgostini/Getty Images.

Entre as principais plantas medicinais empregadas no controle de diabetes estão o Allium sativum, Aloe spp., Punica granatum, Passiflora edulis, Averrhoa carambola e Momordica charantia.

O seu consumo também é benéfico para: Cuidar da saúde cardiovascular. Ajudar no tratamento da diabetes tipo 2.

vitamina C

De comprovado, no entanto, sabe-se que a lima tem 28 mg de vitamina C a cada 100 g, um teor semelhante ao dos outros citros, 27 mg de vitamina B2 e 53 calorias, além de sais minerais importantes para o organismo, como potássio, sódio e cálcio.

Ela possui menor conteúdo de açúcar que a laranja, mas quase a mesma quantidade de ácido cítrico, daí muitos consumidores a considerarem insípida, e alguns não apreciarem o amargor residual que apresenta.

E em uma das extremidades desse limão ele apresenta um pequeno biquinho que não é observado na lima da pérsia. Então essa é uma boa referência para diferenciar essas duas frutas. Então agora você já sabe: basta observar a textura da casca e a ausência desse biquinho. E não se esqueça!

cardo mariano (Silybum Marianum)

Segundo Bruna Oliveira, o cardo mariano (Silybum Marianum) é uma planta medicinal que possui silimarina, uma substância natural ligada à diminuição da progressão de doenças hepáticas e de inflamação. Por esse motivo, para a profissional, o chá de cardo mariano é o mais indicado para quadros de gordura no fígado.

Melhora o funcionamento do organismo: verdade.
O limão é riquíssimo em vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade. Além disso, o consumo do ácido cítrico em jejum pode auxiliar a aumentar a secreção de ácidos gástricos, contribuindo para o processo digestivo.

Entre as principais recomendações e uma das que mais dá resultado, está a disciplina de comer de 3 em 3 horas. Por fim, Edna indica alimentos amargos para o alívio da queimação. "Jiló, aquela alface marrom mais amarga e lima de pérsia, ajudam muito o estômago".

Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutinhas avermelhadas são poderosos antioxidantes. Eles ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado. O limão é um excelente alimento para limpar o organismo, e por isso é um dos preferidos do fígado.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
Esses ingredientes são diuréticos (isto é, auxiliam na hidratação e eliminação de toxinas), ricos em antioxidantes e em vitaminas importantes para o corpo. O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.

- Apesar de não causar problemas digestivos, o consumo de limão e frutas cítricas deve ser evitado para quem tem gastrite, refluxo, azia ou intestino irritável e sente desconforto ao consumir a fruta.