Pode armazenar feijão em garrafa pet?

Perguntado por: odorneles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

As garrafas pet são ideais para armazenar grandes quantidades de feijão por um período mais longo de tempo. O processo é trabalhoso, mas depois de fazê-lo, não será preciso se preocupar.

dois anos

Feche bem e coloque uma etiqueta com a data de armazenamento. A validade do feijão na garrafa pet é de até dois anos.

Pode-se utilizar vários ingredientes para garantir mais tempo de armazenagem, como alho, folha de louro, pimenta do reino entre outros. O primeiro passo para iniciar a armazenagem é colocar 1 dente de alho descascado no fundo da garrafa e em seguida colocar a primeira camada de grãos.

Se você mora sozinho ou com poucas pessoas, certamente usa potes de vidro ou plástico para armazenar alimentos. Além de serem ótimos para separar, congelar e esquentar no micro-ondas, eles também podem ser usados para levar a refeição para o trabalho.

Potes de vidro
A melhor opção quando se trata de versatilidade e saúde é o vidro. Ele possui aspecto inerte, não exerce nenhuma interferência no sabor de alimentos e bebidas, conserva o calor por mais tempo e ainda pode ser usado tanto para aquecer quanto para servir a comida.

Pote de vidro
Essa técnica deve ser utilizada para armazenar uma quantidade menor de feijão. Depois de abrir a embalagem, transfira os grãos para um pote de vidro. Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos.

seis meses

O feijão também pode ser armazenado no refrigerador, dentro do saquinho, na parte inferior. Se olhar na embalagem, ele tem uma validade de seis meses. Dentro da embalagem, a gente pode prorrogar esse prazo por mais seis meses. Fora da geladeira a gente pode colocar em outro recipiente.”

três dias

O feijão dura até três dias na geladeira. O que for consumir depois disso, congele. O que for consumir nos dias seguintes de cozinhar pode ficar na geladeira.

Garrafas de plástico PET (polietileno tereftalato) podem ser usadas com absorventes de oxigênio para armazenar produtos como trigo, milho e grãos secos.

Em um recipiente, adicione uma colher de água sanitária para cada litro de água. Coloque o líquido dentro da garrafa e misture bem. Pode também deixar o topo garrafa mergulhado na solução para eliminar as impurezas da área na qual se tem contato com a boca. Deixe-a de molho na solução por 30 a 60 minutos.

O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras. Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada.

O feijão cru conserva sua qualidade por tempo indeterminado. Depois de um ano, mais ou menos, ele demora mais para amolecer quando é cozido – e às vezes não chegará a amolecer por completo --, mas não perde seu valor nutricional com a idade, de modo que seu prazo de validade é classificado como indeterminado.

... que uma garrafa PET pode demorar, segundo o Ibama, de 200 a 600 anos para se decompor no meio ambiente? ...

Os grãos e sementes podem durar muito tempo, mas se não cuidar podem perecer rapidamente. Portanto, a importância da manutenção constante do armazenamento de grãos deve ser feita em locais com boa ventilação, com ambiente coberto e protegido contra ratos ou insetos.

8 alimentos que duram (quase) para sempre

  • Mel. Em 2015, arqueólogos relataram que encontraram mel de três mil anos enquanto escavavam túmulos no Egito e era perfeitamente comestível. ...
  • Legumes secos. ...
  • Molho de soja. ...
  • Vinagre. ...
  • Arroz branco. ...
  • Chocolate amargo. ...
  • Açúcar e sal.

Para manter a qualidade de seus grãos, armazene-os em local fresco e seco. Leve em consideração que as flutuações de temperatura levam à condensação e ao crescimento de fungos, por isso evite guardar os grãos em áreas próximas a fogões e fornos.

O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.

vidro

O vidro é o melhor material para armazenamento, sendo mais seguro e higiênico. Por ser de material inerte, não reage em contato com o alimento. Além disso, não absorve odores, sabores e cor dos alimentos.

As embalagens plásticas mais “perigosas” são aquelas onde encontramos o número 7 ou 3 escritos dentro do símbolo da reciclagem. Eles indicam que a embalagem contém o BPA na sua composição.