Pode assar carne com papel filme?

Perguntado por: rsiqueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Embora o PVC seja inofensivo, o filme pode derreter e colocar sua saúde em risco. Portanto, para sua segurança, nunca leve o produto ao forno. Também evite que este entre em contato panelas, potes e frigideiras em alta temperatura. Nestes casos, substitua o papel filme por papel manteiga.

Celofane garante carne macia no forno ou na churrasqueira.

Corte uma tira do filme poliéster no tamanho adequado para amarrar. Junte as pontas que ficaram para fora e amarre formando um saco. Não é necessário virar o alimento. Aguarde o tempo desejado para o assado ficar no ponto.

Diferentemente do papel alumínio, o papel filme não pode ir ao forno. Entretanto, pode ser usado no micro-ondas, desde que o material cubra o recipiente e não fique em contato direto com o alimento, por conta do risco de derretimento quando exposto a temperaturas muito altas.

Uma grande vantagem do plástico filme transparente – também chamado de papel filme – é que ele adere sobre si, o que torna possível embalar alimentos de forma individual. Alguns mitos se espalharam sobre o papel filme de que ele libera substâncias nocivas à saúde, porém já foi comprovado que isso é falso.

Esta é uma informação à qual muitas pessoas não têm conhecimento com relação ao papel filme para alimentos. No entanto, é verdade que este tipo de embalagem pode ser um bom auxiliar na hora do congelamento das comidas.

O papel filme, também chamado de plástico filme, é um excelente aliado na hora de guardar coisas na geladeira. Ele evita que os alimentos escureçam ou fiquem ressecados, além de evitar que o alimento espalhe ou deixe um cheiro forte na geladeira.

O Celofane suporta calor de até 250o e estando envolvido na carne retém o calor da churrasqueira fazendo com que a água e a gordura quebrem as fibras nervosas, deixando a carne mais tenra, macia e saborosa em menos tempo!

Feche bem o saquinho e leve ao forno a 200 graus. Deixe assar por mais ou menos uma hora e meia, depois retire a carne do saquinho e deixe ela por alguns minutos no forno para dourá-la.

O papel celofane, ao contrário do alumínio, permite a carne respirar, reduzindo o tempo de preparo e deixando bastante macia. Por ser um polímero 100%, derivado da celulose, o celofane não causa nenhum dano a saúde e ainda é biodegradável!

Na verdade, o nome comercial não é plástico, mas sim filme de poliéster. Esse material pode ir tanto no forno quanto na churrasqueira sem problemas. Sua composição é desenvolvida para aguentar a temperatura em ambos os cozimentos. “Então, quer dizer que pode colocar plástico de churrasco no forno?”.

Capriche na lubrificação
Deixe ela quente o suficiente para queimar qualquer carne, e então, usando um pegador ou pinça, esfregue a grelha com uma toalha pequena mergulhada em um pouco de óleo de cozinha. Isso mantém a grelha higienizada, além de ajudar a evitar que a carne grude nas barras.

Itens como vasos de plantas, quadros e almofadas fazem toda a diferença na composição desse ambiente, por isso, procure por objetos que se harmonizem com o estilo do seu espaço gourmet. Encontraremos o melhor profissional para você!

Portanto, é seguro cozinhar com o papel-alumínio. Caso você tenha o desejo de substituí-lo por outro tipo de objeto, tente usar papel-manteiga, assadeira de silicone ou papel-pergaminho.