Pode beber muita água depois de vomitar?

Perguntado por: alessa9 . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Após vomitar é muito importante beber um copo de água para remover o excesso de ácido gástrico que fica grudado nas paredes da garganta e que pode causar pequenas queimaduras e inflamação.

Prefira a água no início.
A água gelada causa uma boa sensação quando desce pela garganta, sendo quase impossível exagerar na dose de líquidos ao chupar um cubo de gelo.

Vomitar é expulsar conteúdo do estômago para o exterior, através da boca. Provoca principalmente perda de líquidos e sais minerais do organismo e, por isso, pode provocar desidratação. Geralmente os vómitos são precedidos de enjoo, ou náuseas, ou seja, da sensação que se quer vomitar.

O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água. Parece estranho, certo? Mas os sintomas deste tipo de intoxicação incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e até parada cardíaca.

Experimente tomar uma sopa de legumes ou canja de galinha (pegue leve nos temperos e não consuma muito quente), beba isotônicos, água mineral, água de coco, soro caseiro e até mesmo gelatina para ajudar o seu organismo a se manter hidratado e repor o líquido perdido com os vômitos.

Acontece que quando vamos vomitar, essa informação logo é passada pelo sistema nervoso para as glândulas. Isso acontece para que o fluxo salivar antes e durante o vômito. Essa é a maneira que o nosso organismo encontrou de tentar nos proteger.

Beber muita água pode fazer mal e, em alguns casos, ser até fatal? A sua ingestão excessiva pode levar a um quadro de hiponatremia, ou seja, a descida da concentração de sódio no sangue.

O que comer em casos de vômito
Em caso de vômitos, deve-se evitar a ingestão de alimentos ou bebidas, devendo deixar o estômago descansar por uma hora, e, depois, tentar beber pequenas quantidades de água aos poucos.

Evite cafeína, tabaco e álcool até se sentir melhor.
Bebidas cafeinadas e alcoólicas, e produtos de tabaco podem irritar o estômago e, possivelmente, fazê-lo começar a vomitar novamente. Por precaução, é melhor evitar consumir esses produtos por pelo menos 24 a 48 horas depois de parar de vomitar.

Alguns chás, como o chá de gengibre, o chá de hortelã-pimenta ou o chá de funcho, podem ajudar a aliviar a sensação de enjoo ou vômitos, causada por má digestão, dor de estômago, gastrite, úlceras, ou, até mesmo, pela gravidez, pois possuem substâncias com propriedades que ajudam a reduzir os vômitos e as contrações do ...

Quando colocamos o dedo no fundo da garganta ou mesmo na base da língua estimulamos terminações do nervo vago, que percorre o pescoço, o tórax e o abdome. Esse estímulo chega à área do cérebro responsável pelo vômito, produzindo primeiro a náusea e, em seguida, a expulsão do conteúdo do seu estômago.

O vômito que ocorre de maneira violenta, no qual o fluxo é lançado a uma grande distância da boca, chamado de vômito em jato, é preocupante e o médico deve ser procurado imediatamente.

Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência. Isso porque elas possuem uma consistência agradável, mesmo para quem está nauseado, além de um sabor adocicado e crocante, que são características ideais para o paladar de pessoas com enjoo.

Como pâncreas e estômago estão do lado esquerdo, dormir desse lado é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos, afirma a publicação. Outra vantagem é que as enzimas pancreáticas são secretadas mais facilmente.

Isto é muito importante! Você pode beber água, soro caseiro, chás (como os de camomila e hortelã), suco de maçã natural e sem açúcar, água de coco ou isotônicos (tipo Gatorade). Nada de bebidas com gás ou que contêm cafeína ou álcool.

Líquidos claros que você pode beber são água, chá claros, água de côco e bebidas esportivas. Chupar pedaços de gelo ou picolés se você se sentir muito enjoado, pode ajudar. Sua escolha de líquidos é importante. Se a água é o único líquido que você pode beber sem vomitar, tudo bem por algumas horas.

Não escove os dentes imediatamente após o vômito, pois o ácido do estômago enfraquece o esmalte do dente e a escovação pode acentuar a perda do mineral do esmalte. Ao escovar os dentes, utilize creme dental que contenha flúor.