Pode chover no concreto?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Conhecido por sua resistência e versatilidade, o concreto pode ter sua durabilidade comprometida quando exposto a chuvas intensas, ventos fortes, sol a pino e temperaturas extremas ainda na fase de endurecimento.

Estique a folha ou a serrapilheira de polietileno sobre toda a área de concreto molhado, fazendo-a estender-se entre 15 cm e 30 cm além das bordas, de modo a evitar que respingos de chuva entrem em contato com ele.

O resultado pode ser uma superfície visivelmente áspera.

Já na hora de "Bater" a laje, encher ela, é recomendável estar de garoa a até uma chuva moderada, assim já dando início ao processo de cura. Só não é recomendável chuva forte ou temporal, devido a esta condições levar parte do cimento embora.

A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC. Vale destacar que o prazo de 14 dias está ligado mais à utilização de cimentos comuns com endurecimento mais lento.

Isso porque as temperaturas alteram as propriedades do concreto por interferirem na hidratação do cimento: quando muito baixas, a tendência é que o concreto demore mais para endurecer, enquanto que o calor extremo e/ou a baixa umidade do ar levam à perda rápida de água de amassamento, endurecendo aceleradamente e ...

Sendo assim, acelerar o assentamento do concreto é acelerar seu processo de cura.

  1. Step 1. Deixe a forma no concreto derramado posicionada o maior tempo possível. ...
  2. Step 2. Cubra o concreto com uma lona de plástico para evitar a evaporação. ...
  3. Step 3. Levante a lona uma vez por dia durante o processo de cura. ...
  4. Step 4.

A cura do concreto consiste em molhar, ao longo de 7 dias, o concreto já endurecido, para que ele não perca a sua umidade. O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente.

É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.

O resfriamento do concreto com gelo é uma técnica que previne fissuras geradas pelo excesso de calor. Essas fissuras de origem térmica são mais comuns em concretagem de grandes dimensões, como em barragens, blocos de fundação ou lajes espessas.

Para proteção contra a ação da umidade e infiltração em obras de construção civil, é necessário realizar impermeabilização prévia com LONA PRETA PLASTICA (CLIQUE E COMPRE AQUI) – que evitará dor de cabeça no futuro. A água presente no solo com o decorrer do tempo vai infiltrando na estrutura.

Insumos como tijolos, cimento, concreto e areia não podem jamais pegar chuva. Molhar os tijolos pode comprometer sua estrutura, e também no caso do cimento, que ao molhar vai endurecer e pode ser inutilizado por completo caso aconteça. Encontre uma forma segura de armazená-los.

250 graus

O concreto tem bom comportamento até temperaturas de 250 graus centígrados, sem que haja choques térmicos, ou seja, resiste a aumento gradativo e lento de temperaturas e o mesmo acontecendo com o decréscimo e em temperaturas constantes, desta ordem.

O cimento não fica duro por "secar", mas sim graças à hidratação que é a reação química do cimento na presença de água. É, portanto, indispensável a presença de água para se obter o efeito pretendido.