Pode colocar álcool 70 no ouvido?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Pode pingar álcool no ouvido? De acordo com o Jamal Azzam, otorrinolaringologista da Clínica Jamal, colocar objetos ou líquidos no ouvido é sempre um risco. “Isso deve ser feito somente de modo indicado explicitamente pelo médico”, explica.

O médico explica que, assim como outras receitas caseiras que supostamente curam males simples de saúde, usar álcool para limpar os ouvidos prejudica os tímpanos e pode causar desde irritação à perda auditiva, transitória ou definitiva, por que o produto contém ácidos em sua composição.

Essa prática é incorreta, pois pode ocasionar uma inflamação na orelha ou até mesmo gerar problemas auditivos. Limpar o ouvido com cotonete é um hábito comum entre as pessoas. Mas totalmente desaconselhado pelos médicos.

Quais os tratamentos para dor de ouvido? Se você quer saber como aliviar dor de ouvido, saiba que ela em si pode ser tratada com remédios e comprimidos analgésicos que ingerimos quando temos dores em geral, como dipirona, paracetamol ou ibuprofeno. Esses são bons remédios para ouvido inflamado.

A dor de ouvido pode ter várias causas, como infecções (otites), cerume, disfunção da articulação temporomandibulas e amigdalites. O tratamento irá depender da causa da dor de ouvido. Neste caso, o algodão com álcool não é indicado e dependendo da causa pode até piorar a inflamação.

Porém, essa é uma prática perigosa e que deve ser feita apenas pelo médico em algumas situações. Tentar fazer isso por contra própria pode trazer problemas graves: ao inserir qualquer objeto no ouvido, podemos causar ferimentos, provocar infecções e até mesmo perfurar a membrana do tímpano.

A otite externa maligna ocorre principalmente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido. leia mais e em pessoas idosas com diabetes. leia mais . A infecção do ouvido externo é normalmente causada pela bactéria Pseudomonas, espalha-se para o osso temporal, causando uma infecção grave, com risco de vida.

Os sintomas mais comuns das inflamações que acometem o sistema auditivo são dores muito fortes e tímpano avermelhado. Em casos mais graves, o tímpano inflamado pode se romper e provocar a eliminação de pus, o que aumenta o risco de a infecção se espalhar.

Principais sintomas

  1. Intensa dor de ouvido que surge de repente;
  2. Perda repentina da capacidade para ouvir;
  3. Coceira no ouvido;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela no ouvido devido à presença de vírus ou bactérias;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Pode haver febre, tontura e vertigem.

Umedeça um dos dois com álcool e então coloque-os sobre o lóbulo, em volta do furo. Descarte o cotonete ou algodão e repita o procedimento na parte de trás do lóbulo. Cubra o furo com pomada antibiótica. Faça isso sempre que limpar o local, e antes de colocar as joias de volta.

A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão.

Sintomas

  1. Diminuição da audição.
  2. Sensação de ouvido entupido.
  3. Coceira no ouvido.
  4. Dor de ouvido.
  5. Tosse.
  6. Zumbido.
  7. Tonturas.

Se a sensação de ouvido tampado persistir por alguns dias ou for acompanhada por outros sintomas, como mudanças repentinas na audição, zumbido, tontura, vertigem, dor, febre ou drenagem do ouvido, é recomendado a consulta com um médico o mais breve possível para avaliação e tratamento.

Compressas mornas secas ( como bolsas de água morna e toalhas aquecidas) e analgésicos comuns podem aliviar a dor, até chegar-se ao médico. Deve-se colocar algodão nos ouvidos durante o banho, preferencialmente embebido em óleo Johnson`s ou vaselina líquida.