Pode colocar sal na ração dos porcos?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A partir deste ponto, desenvolveram vários experimentos e concluíram que 2% de sal na dieta suína não causa a morte e que resíduo de queijo fresco, apesar de apresentar dosagens altas de sal, pode ser administrado aos animais.

Dê a ele alimentos ricos em gordura.

  1. Leite desnatado, iogurte e outros laticínios também aumentam a gordura do porco.
  2. Um outro método de engorda é oferecer doces ricos em açúcar — confeitos, cupcakes, rosquinhas.

O que os porcos não podem comer?

  • alimentos preparados para consumo humano, como restos de comida;
  • alimentos em conserva ou enlatados;
  • alimentos que contenham sal ou açúcar;
  • rações específicas para cães e gatos ou diferentes espécies de animais.

Já para a de carne de porco para churrasco, muita gente recomenda colocar 18g de sal por quilo.

No entanto, de maneira geral, a quantidade ideal de sal para temperar 1 kg de carne suína é de 18 g, ou seja, 1 colher de sopa. Lembrando que o sal funciona apenas para realçar o sabor da carne e dos demais temperos.

Quais são os substitutos?

  1. Gengibre. O gengibre tem uma forte ação digestiva e elevado potencial antioxidante. ...
  2. Orégãos. Os orégãos são uma das ervas aromáticas mais utilizadas na cozinha, e podem substituir o sal sem qualquer prejuízo da qualidade da tua alimentação. ...
  3. Alecrim. ...
  4. Açafrão. ...
  5. Cardamomo. ...
  6. Salicórnia. ...
  7. Gomásio.

A bananeira também pode constituir um bom alimento para os suínos quando a criação está localizada em região onde essa cultura é explorada. Os frutos imprestáveis à alimentação do homem e até mesmo os troncos e as folhas podem ser fornecidos aos porcos, que os consomem com voracidade.

A grosso modo, a dieta suína deve obedecer a seguinte composição: milho, que tem função energética, farelo de soja, que fornece proteína e, por fim, microminerais, como o Fósforo e o Cálcio. As proporções devem ser de 75% de milho moído, 21% do farelo de soja e 4% do núcleo vitamínico mineral.

Na unidade, os animais são criados soltos e a ração é feita a base de milho triturado, de farelos de soja e arroz e de um suplemento mineral. Um animal adulto consome 2,4 kg por dia.

A mandioca pode ser fornecida aos suínos, em estado natural, picada e adicionada à ração, ou ainda em forma de raspa.

O açúcar é um excelente aliado no momento de dourar a carne de porco, pois ele ajuda a deixá-la com aquele brilho e suculência que dão água na boca! Por isso, ele é uma boa pedida para quem deseja um corte suíno perfeito e apetitoso.

Nas dietas para suínos recomenda-se suplementação das vitaminas A, D, E, K, riboflavina, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, colina, biotina, piridoxina, tiamina e vitamina B12 (ZARDO; LIMA, 1999).

Remédios naturais orgânicos para eliminar vermes
No ocasião de vermes atingirem a vara, os remédios que podem ser utilizados incluem o alho, o diatomito e a pimenta-caiena, como já mencionado. Outros remédios podem incluir cinzas de madeira ou de carvão vegetal e ervas.

Ao contrário do que muitos criadores pensam, a oferta de sais minerais a bovinos é extremamente necessária para garantir bons resultados na produtividade e, consequentemente, melhor aproveitamento da carne e do leite desses animais.