Pode comer 1 vez no dia?

Perguntado por: ageraldes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Quando o assunto é a quantidade de vezes mais adequada de se comer, não há consenso. Isso varia conforme o especialista consultado e as especificidades de cada paciente. Além dessas estratégias mais comuns, existe a dieta OMAD (One Meal A Day).

Como fazer a dieta OMAD
É possível beber água durante o jejum de 23 horas, assim como café e chá sem açúcar ou adoçante. Você também deve consumir a única refeição em uma quantidade comum, não em uma porção maior do que a de costume. Fora isso, seus seguidores podem (em teoria) comer o que quiserem.

Ficar um dia inteiro sem comer
Neste período o corpo já começa a queimar o estoque de gordura que temos para conseguir funcionar normalmente. Nesse período é bem provável que seu humor já comece a mudar, você passa a ficar mais irritadiço e podem acontecer também desmaios por falta de energia.

Alguns nutricionistas afirmam que ao conseguir perceber quando a fome é real, fazer três refeições por dia passa a ser a frequência que mais vai de acordo com o que o nosso corpo precisa diariamente. Ou seja, segundo essa linha, a maioria das pessoas sente necessidade de se alimentar a cada cinco horas.

O hábito de comer de três em três horas é defendido por muitos nutricionistas mas não precisa ser seguido tão à risca. Ou seja, você deve comer sempre que sentir fome, sem esquecer de realizar as 3 refeições principais e no máximo 6.

A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

O emagrecimento
Ao fazer uma única refeição diária a pessoa realmente perde peso. Isso porque geralmente a quantidade de calorias consumidas diariamente vai ser muito menor do que o normal.

Pode provocar o catabolismo
Além disso, pular a refeição também pode levar o corpo a passar pelo catabolismo durante a noite. Por isso, esse hábito não é aconselhável para quem tem a hipertrofia como objetivo. Ou seja, para quem deseja ganhar massa magra, também chamada de massa muscular.

Comer a cada 3 ou 4 horas
Comer a cada 3 ou 4 horas, incluindo café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, por exemplo, ajuda a controlar a fome ao longo do dia, evitando que se coma grandes quantidades de comida nas próximas refeições.

Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

Segundo a especialista, jejum não emagrece, pular refeições não emagrece e cortar determinados alimentos também não emagrece.

Para algumas pessoas, ficar um longo período sem se alimentar pode gerar enjoo, tontura, dor de cabeça e mal-estar —em geral, sintomas relacionados à hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue).

Quando organizar as refeições ao longo do dia
O almoço pode ser consumido cerca de quatro a cinco horas após o café da manhã, e o jantar, por volta de três horas antes de deitar. Comer logo antes de ir para a cama pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, o que pode prejudicar a qualidade do sono.

Os coreanos fazem questão das suas três equilibradas refeições por dia e também não abrem mão do seu chá, que é servido muito quente no inverno ou bem gelado no verão. Eles o bebem como água.

A resposta é bem simples. Geralmente, quem deseja perder peso não que esperar, não tem paciência, e comer adequadamente só promove o emagrecimento de forma gradativa. Ou seja, a perda de peso acontece de forma bem natural.