Pode comer churrasco no domingo de Páscoa?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

liberado no domingo? Sim, a tradição de não comer carne ocorre somente na sexta-feira da paixão, data que simboliza o sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

O período de Páscoa é um momento que representa a ressureição de Jesus Cristo, filho de Deus, para os cristãos. Durante a data, a Igreja Católica recomenda aos cristãos a abstenção de carne durante a Sexta-feira Santa.

Para os católicos mais tradicionais, a Sexta-Feira Santa é um dia de abstinência de carne. A tradição de comer peixe nesse dia está ligada à ideia de praticar a caridade, já que, antigamente, a carne era um alimento mais caro.

Mesmo o bacalhau sendo o protagonista da Páscoa, outras carnes estão bastante presentes na mesa dos brasileiros nesta data, algumas opções de receitas são:

  • Filé mignon ao molho de gorgonzola;
  • Frango xadrez;
  • Pernil assado;
  • Costelinha de porco na pressão;
  • Costela ao barbecue;
  • Cordeiro assado;
  • Salmão crocante.

O Domingo de Páscoa é momento de festividade e, apesar de não ter mais restrições do que comer, tradicionalmente os peixes ainda reinam no cardápio do almoço de Páscoa. Como sobremesa, é dia também de devorar os ovos de Páscoa e outros pratos cujo chocolate é o ingrediente principal.

Segundo a bíblia, Jesus Cristo viveu e morreu para salvar todas as pessoas de seus pecados. Durante a Quaresma, que é o período de 40 dias que antecede a Páscoa, a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício.

E afinal, quando se pode voltar a comer carne? A abstinência de carne vermelha é encerrada no domingo de Páscoa. No entanto, o veto a carne é recomendado em todas as sextas do ano, independente da Semana Santa.

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).

Segundo ele, não comer carne é uma forma de penitência, que tem como referência a crucificação de Jesus que, de acordo a Bíblia, aconteceu numa sexta-feira. Esse gesto de renúncia é, para os católicos, uma forma de aproximar os fieis de Deus, experimentando restrições de prazer.

Enquete revela equilíbrio no consumo de carne vermelha na Semana Santa: 'A igreja não considera como um pecado grave', diz padre | Santos e Região | G1.

O cristianismo herdou do judaísmo essa tradição cultural que não classifica peixe como carne. Peixes são animais pecilotérmicos, ou seja, de “sangue frio” (para ser mais preciso, seu sangue varia conforme a temperatura ambiente). Por sua vez, os animais de carne vermelha e as aves são homeotérmicos.

São eles:

  • Não varrer a casa.
  • Não ir a festas.
  • Não realizar atos que contradigam a natureza da Sexta-feira Santa.

“É uma data de respeito a Jesus, de agradecimento pelo sacrifício que ele teve ao ter passado por aquela experiência. Mas principalmente o ensinamento moral, sobre como devemos nos comportar frente às nossas provações”, afirma.

Não varrer a casa
Então não se varre casa na Semana Santa porque essas pessoas querem não se preocupar com nada apenas com Jesus, é uma atitude de luto”, afirmou.

A Páscoa é uma ótima oportunidade para passar tempo de qualidade com a família. Você pode fazer atividades como pintar ovos, jogar jogos em família ou até mesmo fazer uma caça aos ovos.

A tradição de dar ovos no Domingo de Páscoa
Com o tempo, a Igreja Católica foi mudando as tradições e hoje só recomenda a abstinência de carne nas sextas-feiras da Semana Santa. No entanto, a tradição de dar ovos no domingo de Páscoa continuou e de fato continua em muitos países ao redor do mundo.

"Na cultura católica cristã, o ato de não comer carne é abster-se de comer algo nobre em homenagem ao sacrifício de Jesus. Mas o domingo de Páscoa celebra a vida nova, a ressurreição de Jesus. Para comemorar, o cardápio é liberado", afirma.

Aprenda a preparar receita servida aos apóstolos.

Esperamos que o cristão tenha uma postura recolhida e uma alimentação simples, em comunhão com Cristo", enfatizou. Também não é orientado aos fiéis o consumo de bebidas alcoólicas.