Pode comer ovo na dieta cetogênica?

Perguntado por: upacheco . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Você pode comer ovos cozidos de lanche, na salada, na sopa ou em um cozido. Ter sempre ovinhos de codorna em conserva na geladeira ajuda a petiscar. Você pode fazer 2 ovos com queijo no café da manhã, consumir ovos no almoço e jantar também.

O que comer em uma dieta cetogênica
No outro extremo da dieta cetogênica, os poucos carboidratos consumidos podem vir de fontes como mandioca, batata doce, aveia, frutas e massas 100% integrais, por exemplo.

Iogurte grego na Dieta Cetogênica
Sabemos que a lactose é o açúcar do leite. É por isso que o leite tem muito mais açúcar do que o iogurte, por exemplo. E é por isso que o iogurte grego tem muito menos açúcar do que o iogurte integral – porque o iogurte grego é dessorado, descartando uma parte muito maior do whey.

Em quanto tempo a dieta cetogênica faz efeito? O organismo leva alguns dias para entrar em cetose, geralmente uns 2 ou 3. No entanto, os resultados começam a aparecer a partir do 3º ao 7º dia. O que vai determinar isso é o empenho individual de cada pessoa na hora de montar o seu prato e também, fazer atividade física.

R: Todas as carnes estão liberadas na dieta cetogênica sem a necessidade de excluir a gordura visível delas.

Já receitas low carb costumam ter baixo teor de carboidratos, mas ainda um pouco mais elevadas que as receitas cetogênicas. Então se você faz restrições ao consumo de carboidratos na sua dieta o pão integral cetogênico é ainda mais adequado que pães low carb.

Para fazer o corpo entrar em cetose, mantenha-se no máximo na faixa de 20 gramas por dia de carbos líquidos, preenchendo a sua cota com alimentos do cardápio low carb. Ao permanecer nessa faixa de 20 gramas, você está em uma dieta cetogênica, ou seja, que induz o corpo a entrar em cetose.

Sintomas de cetose
Os principais sintomas de que o organismo se encontra em cetose são: Hálito com sabor metálico ou mau hálito, chamado de halitose; Aumento da vontade de urinar; Aumento da sede; Diminuição da fome; Dor de cabeça; Náusea; Fraqueza.

No cardápio da dieta cetogênica para emagrecer, deve-se eliminar todos os alimentos ricos em açúcar e carboidratos, como arroz, macarrão, farinha, pão e achocolatados, aumentando consumo de alimentos fontes de proteínas e gorduras de forma equilibrada, como carnes, ovos, sementes, abacate e azeite de oliva.

3 – Frutas com pouco açúcar
Embora você esteja diminuindo o consumo de carboidratos e açúcar, algumas frutas ainda são boas para comer na dieta cetogênica. Tais frutas contêm muito menos carboidratos do que outras como maçãs, peras, bananas, abacaxis, mamão, uvas e sucos de frutas em geral.

Resumindo: O leite não é compatível com uma dieta low-carb ou cetogênica que visa mudanças de hábitos e mentalidade a longo prazo.

Quem é adepto da dieta cetogênica consome grande quantidade de gordura, faz ingestão moderada de proteínas e de quantidades mínimas de carboidratos e desta forma consegue queimar calorias e emagrecer até 8 kg em um mês.

Alimento Que Pode Na Cetogênica #2 — Cenoura
Ou seja, acaba sendo taxada como um alimento rico em carboidratos — por nascer debaixo da terra, assim como suas “primas” (distantes) mandioca e batata doce. Mas, assim como a beterraba, a cenoura não tem tantos carboidratos quanto alguns “carbofóbicos” gostam de pensar.

Dentre elas, podemos citar como frutas que entram com certa tranquilidade na cetogênica:

  • abacate,
  • coco,
  • framboesa,
  • kiwi,
  • limão,
  • mirtilo, e.
  • morango.