Pode copiar e colar no TCC?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Sim, é possível plagiar a si mesmo no TCC. Ele acontece quando o autor transcreve trechos de conteúdos produzidos por ele que já foram publicados em anais de eventos ou periódicos científicos – sem fazer a devida citação.

O plágio pode acontecer de diferentes formas, desde citações sem a menção do autor original até a apropriação de conceitos desenvolvidos por outras pessoas e apresentadas como inéditas ou próprias. O plágio é uma prática criminosa segundo consta na Lei nª 9.610/98 que trata dos direitos autorais.

Veja a seguir o que reprova no TCC:

  1. 1 – Cometer plágio. ...
  2. 2 – Fugir do tema. ...
  3. 3 – Falta de normatização. ...
  4. 4 – Trabalho desorganizado. ...
  5. 5 – Falta de originalidade. ...
  6. 6 – Comprar trabalho pronto. ...
  7. 7 – Não comparecer ao dia da apresentação. ...
  8. 8 – Não entregar o TCC.

Como a banca sabe quando um TCC é comprado? É muito importante saber que, primeiro, os professores que fazem parte de seu colegiado, acompanham seu progresso desde o início. E segundo, eles conhecem bem seu estilo de escrita e a partir dos trabalhos que você já fez, podem discernir seus padrões.

Seu TCC deve ser 100% original e com 0% de plágio. Ou seja, caso você tenha passado seu TCC no farejador de plágio e acusou mais de 3%, você deverá tomar algumas medidas. Você deverá analisá-lo e encontrar: Citações indiretas que tenham caído em plágio e corrigi-las, todas elas.

Busque tirar as ideias centrais e, se necessário, cite as fontes de forma indireta, sempre procurando referências no mercado, e que não sejam concorrentes da marca em questão. No caso de artigos acadêmicos, lembre-se de citar os pesquisadores, mesmo que as ideias estejam compiladas.

O limite de 3% contido no CopySpider para indicação de possível existência de cópias indevidas (plágio) entre documentos está apoiada em pesquisas internacionais sobre os temas anti plagiarism (anti plágio) e document similarity (semelhança de documentos).

Para verificar plágios, recomendamos os seguintes programas e sites:

  1. Turnitin. URL: http://www.turnitin.com/ ...
  2. iThenticate. URL: http://www.ithenticate.com/ ...
  3. Plagiarism detect. URL: http://plagiarism-detect.com/ ...
  4. Plagius. ...
  5. Ephorus. ...
  6. Jplag. ...
  7. Farejador de Plágio. ...
  8. DOC Cop.

A reprovação do Trabalho de Conclusão de Curso
Não existe nenhuma pena mortal para quem é reprovado no TCC. Tudo o que você precisa fazer é tentar de novo. A banca examinadora vai explicar porque o trabalho não foi aprovado e o que precisa ser melhorado. A partir daí é só recomeçar.

É possível reaproveitar o seu TCC de graduação dentro da pós-graduação. Porém, o pesquisador precisa estar atento às necessidades do novo curso, bem como às particularidades que o novo TCC precisa incluir.

Art. 11º - A aprovação na disciplina TCC I exigirá freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), apresentação e argüição do projeto pelos membros da Comissão de TCC, e nota (média) mínima 7,0 (sete) numa escala de O (zero) a 10,0 (dez).

Você também não deve ler os slides durante a apresentação. Isso faz com que as pessoas que estão assistindo percam o foco. Além do mais, você pode parecer despreparado. Use os slides apenas como referência para se manter no roteiro, mas evite ficar olhando para os slides e concentre o foco da plateia na sua fala.

Perguntas frequentes feitas pela banca de TCC

  • Perguntas relacionadas ao título.
  • Perguntas sobre as referências.
  • Questionamentos sobre a metodologia escolhida.
  • Perguntas sobre o capítulo de resultados.
  • Perguntas em relação a conclusão.
  • Concluindo.
  • Referencias.

Quanto custa um trabalho de TCC
O preço dos trabalhos varia do ponto de vista do tamanho. Para TCC de graduação, o preço fica a partir de R$ 96,00, enquanto um projeto de pesquisa para pós-graduação custa a partir de R$ 231,00.

O aluno será avaliado por uma banca examinadora composta por três membros, que atribuirão, individualmente, nota ao trabalho em dois quesitos: monografia apresentada e avaliação oral.

Inicie falando sobre a escolha do tema, os aspectos que te levaram a escolhê-lo e sobre seu objeto de estudo, justificando os motivos de cada escolha dentro do projeto. Depois, apresente qual é a problemática norteadora de sua pesquisa, citando os objetivos do seu TCC.

Não são plágios:
5) Descrever com suas palavras o trecho do livro citando a referência: forma correta de agir durante a redação de um trabalho; Exemplo: Segundo Slack (2002), qualquer organização que tenha como função a produção de bens ou serviços orienta a mesma por meio de uma administração de produção.

O Projeto de Lei 1820/22 tipifica como crime a conduta de plagiar ou comercializar trabalho acadêmico. Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta insere o crime no Código Penal.

O plagium.com é um site desenvolvido pela Septet Systems Inc. e que utiliza técnicas avançadas de busca para aprofundar a exploração de documentos na internet. O serviço de busca por plágios é gratuito, prático e bem simples de usar.

Conheça cinco tipos de plágio e evite cometê-los na hora de produzir o seu trabalho acadêmico:

  1. 1 – Plágio Consentido. ...
  2. 2 – Plágio de Fontes. ...
  3. 3 – Plágio Direto. ...
  4. 4 – Plágio Indireto. ...
  5. 5 – Autoplágio.