Pode dar banho em RN a noite?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

O banho noturno ajuda o bebê a relaxar e dormir melhor. Então pode dar banho em recém-nascido a noite sim, pois, não existem riscos para este momento tão especial.

Qual o melhor horário para dar banho no bebê? Apesar de não existir um horário certo, o pediatra explica quais estratégias a família pode adotar. “Normalmente, seria mais perto da hora do almoço, no começo da tarde, porque esse horário é o mais quente do dia.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Os bebês recém-nascidos costumam dormir muito, cerca de 14 a 17 horas por dia, mas nunca de forma continua, e sim várias vezes por dia em intervalos mais ou menos regulares de períodos dormindo e acordado. Os despertares costumam ocorrer a cada 3 ou 4 horas pois é quando o bebê sente fome e quer mamar.

Pediatras humanizados explicam que não há necessidade de dar banho, como a maioria das maternidades faz. A gordura que o bebê tem na pele quando nasce é a melhor proteção nas primeiras 24 horas. O sabonete também não precisa ser usado, ou seja, o banho deve ser feito apenas com água morna.

Como fazer o bebê dormir a noite toda

  1. Oferecer de mamar antes de dormir. ...
  2. Massageie o bebê ...
  3. Presar por conforto no quarto do bebê ...
  4. Verificar o conforto no berço do bebê ...
  5. Cuide da higiene da criança. ...
  6. Estimule o bebê durante o dia. ...
  7. Criar uma rotina de sono.

Em dias de inverno, evite banhar a criança nos períodos da manhã e da noite, pois são os momentos de temperatura mais baixa e, portanto, o impacto da baixa temperatura no corpo da criança será maior. "O ideal é que o banho seja realizado no começo ou no meio da tarde", indica a especialista.

Quantas vezes você precisa dar banho em seu bebê? Para um recém-nascido, duas ou três vezes por semana é provavelmente o suficiente, desde que você mantenha a área da fralda bem limpa e lave as mãos e o rosto várias vezes ao dia.

O calor excessivo não causa só o incômodo da temperatura nos bebês.
...
Por isso, fique atenta aos seguintes sinais:

  1. Bochechas avermelhadas e quentes;
  2. Transpiração no pescoço, cabeça e corpinho;
  3. Agitação;
  4. Irritabilidade;
  5. Sudorese;
  6. Despertar a noite.

Limpar o rosto do bebê
Com o bebê ainda vestido, para evitar a perda de calor do corpo, deve-se limpar o rosto, bem como ao redor das orelhas e dobras do pescoço, o que pode ser feito com uma bola de algodão ou paninho molhado com água morna.

O ideal é que a criança receba os raios solares entre 10h da manhã ou após as 16h da tarde. Caso o clima esteja quente, você pode deixar o bebê com o mínimo de roupa possível. Outra dica importante é não aplicar filtro solar em recém-nascidos! Bebês só estão liberados para usarem o filtro após os seis meses de idade.

"Normalmente, quando o seu bebé tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece "bêbedo de leite". Fica descontraído e a sua linguagem corporal mostra que está saciado," diz Cathy. "Não se esqueça que as fraldas também são um bom indicador de que está a receber leite suficiente.

Posição correta
Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso. Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.