Pode dar diclofenaco para cachorro?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O diclofenaco sódico é um potente anti-inflamatório não esteroidal e analgésico, que tem ação sobre a inibição da ciclooxigenase e da lipoxigenase. Sua utilização em cães é contraindicada devido aos efeitos colaterais, principalmente sangramento gástrico (Tasaka, 1999).

Diclofenaco 50 deve ser administrado pela via intramuscular, por até 03 dias consecutivos, na dosagem de 1 mg/kg, ou seja, 1 mL para cada 50 kg de peso corporal, conforme tabela presente na bula. As dosagens e os intervalos entre os tratamentos poderão ser alterados a critério do médico-veterinário.

Afinal, qual remédio pode dar para cachorro com dor?

  • Cetoprofeno;
  • Meloxicam;
  • Firocoxib;
  • Carprofeno;
  • Enrofloxacino;
  • Doxiciclina;
  • Dexametasona.

dipirona

Analgésico para cães: dipirona
A dipirona atua apenas como um analgésico para cachorros, não tratando a doença em si. Portanto, para não colocar em risco a vida do seu pet, desconfiando de qualquer sintoma, leve-o o mais rápido possível para uma avaliação com um veterinário.

Mas e quanto aos pets, pode dar ibuprofeno para cachorro? A resposta é não. De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, esse não é um remédio que pode ser administrado aos cães, sob o risco de causar intoxicação.

Diclofenaco JA é um anti-inflamatório não hormonal, com potente ação anti-inflamatória, analgésica e antitérmica, indicado para os casos de inflamação, dor e febre em bovinos, suínos, equinos, ovinos e caprinos.

O diclofenaco potássico, substância ativa do medicamento, pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroidais usados para tratar dor e inflamação. Sua ação alivia os sintomas da inflamação, tais como dor e inchaço, bloqueando a síntese de moléculas (prostaglandinas).

Os antiinflamatórios nimesulida, monofenilbutazona e meloxicam são seguros para a mucosa gastroduodenal de cães clinicamente saudáveis.

Alguns dos medicamentos que podem causar intoxicações em cães e gatos, são:

  • Ácido acetil salicílico (Aspirina)
  • Paracetamol (Tylenol®)
  • Piroxican (Feldene®, Inflamene®)
  • Diclofenaco sódico (Voltaren®)
  • Diclofenaco potássico (Cataflam®)
  • Piridium®
  • Ibuprofeno.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

A resposta é não. Alguns relaxantes musculares de uso humano contêm princípios ativos tóxicos para os animais, por isso só dê o relaxante muscular se for prescrito por um veterinário.

Rimadyl: é um não-esteróide anti-inflamatório (AINE), utilizado para aliviar a dor e inflamação devido a osteoartrite. É utilizado comumente na rotina de cães com dor articular, da inflamação associada a displasia coxofemoral e em outras formas de deterioração das articulações.

Em geral, a dose de dipirona para cachorro indicada é uma gota por quilograma de peso do pet, até o limite de 35 gotas. O medicamento pode ser dado a cada quatro ou seis horas.

Principais sinais de que o cachorro está com dor

  1. Perda de apetite. A perda de apetite é um dos principais sinais de que o cachorro está com dor no estômago, intestino ou outra região do sistema digestivo. ...
  2. Vocalização (uivos, choro ou gritos) ...
  3. Isolamento. ...
  4. Agressividade. ...
  5. Lambidas excessivas.