Pode dar Dipirona para um pássaro?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

A dipirona é um analgésico derivado do pirazol comumente utilizada para aves na dose de 25 mg/kg a cada 8 horas por via oral.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

O tratamento deve ser indicado por um veterinário, que provavelmente receitará antibióticos e vitaminas, além de manter o animal em um lugar aquecido. A ave deve ser mantida isolada de outras e, de preferência, também do tutor.

“Uma ave doente pode apresentar postura arqueada, asas pendidas, penas eriçadas, apatia, sonolência, tremores e não se movimentar na gaiola. Sinais mais graves incluem permanecer no fundo da gaiola, manter os olhos fechados ou semifechados e não responder aos estímulos do ambiente.

Sendo assim, não deve, de maneira alguma, ser administrado aos animais, sob o risco de provocar intoxicação e lesões medicamentosas aos órgãos do pet.

Em caso de torção ou fratura, o veterinário poderá imobilizar a patinha e prescrever um remédio para dor. Em caso de feridas, um fármaco para evitar contaminações e facilitar a cicatrização. Nunca medique sua calopsita sem prescrição veterinária!

Em geral, a dose de dipirona para cachorro indicada é uma gota por quilograma de peso do pet, até o limite de 35 gotas. O medicamento pode ser dado a cada quatro ou seis horas.

Em aves pequenas, as doses variam entre 5 rvalo de 8h-12h (em suspensão pediátrica); em camundon cada 4h; em cobaias 10 mg/kg VO a cada 4h; em ratos 1 a cada 4h; em coelhos, 2-7,5 mg/kg VO a cada 4h c rio ou 7,5 mg/kg VO a cada 6-8h para analgesia, podend erais gastrintestinais; em ferrets 1 mg/kg VO com intervalo de ...

Para o tratamento, o uso do antibiótico doxiciclina é o mais eficaz. Ele será administrado durante cerca de 45 dias por via oral, podendo ser um xarope ou uma solução em pó. Em alguns casos, pode ser preciso injetar o medicamento nos músculos peitorais da ave a cada 7 dias, durante 7 semanas seguidas.

Doenças mais comuns em calopsitas
Podem ser tratadas com tratamento tópico (colírios específicos). Ascaridiose/ Coccidiose / giardíase. São infecções parasitárias, onde os agentes causam emagrecimento, prostração, diarreias e perda de energia. O tratamento é feito com remédios antiprotozoários.

Como aliviar as dores dos bicos de papagaio? Anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno e relaxantes musculares, administrados por via oral ou injetável. Parar pode ser o melhor remédio.

Avitrin Antibiótico é indicado para o tratamento de infecções bacterianas do trato respiratório e gastroentéricos para pássaros. Estas infecções são responsáveis pelo aparecimento de corrimento nasal, diarréias e outras doenças respiratórias.

Nunca dê Nimesulida ou outro medicamento com ação anti-inflamatória ao animal, sem antes consultar um médico veterinário.

Insetos em geral e o bicho-da-farinha também são alimentos emergenciais aceitos para o passarinho. Todos são excelentes fontes de proteína. Pode ser também que você encontre alimentos de emergência para filhotes de pássaro em algum pet shop.