Pode dar ibuprofeno depois da vacina de 2 meses?

Perguntado por: rmorgado . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Anti-inflamatórios – como aspirina, diclofenaco ou ibuprofeno – não são recomendados. Depois da aplicação de uma vacina é normal sentir mal-estar, cansaço e sonolência, além de também serem comuns alterações gastrointestinais como enjoos, diarreia ou falta de apetite.

O uso de ibuprofeno em crianças com menos de 2 anos deve ser feito sob orientação médica. A posologia recomendada para crianças a partir de 6 meses é de 1 gota/kg peso, em intervalos de 6 a 8 horas, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia, não excedendo a dose máxima recomendada de 20 gotas/dose.

Usar compressa fria no local da vacina é uma das melhores formas de aliviar a dor e desinchar a região, mas atualmente você não precisa ter trabalho e muitos itens para realizar essa aplicação. Existem compressas adesivas em gel refrescante à base de água que são usadas como compressas frias, como o Xô Febre.

“Normalmente, orientamos medicar o pequeno com o antitérmico que a criança está habituada, alternando banhos e oferecer hidratação oral”, orienta Bedoni. Caso a região onde a criança ou bebê tomou a vacina fique dolorida uma boa opção é fazer compressas de água fria, a camomila também é orientada, no local.

Os eventos adversos mais comuns são febre e reações locais (dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação). Pode ocorrer perda de apetite, vômito, irritabilidade, choro persistente e sonolência.

Quanto tempo dura a vacina de 2 meses? Tanto as vacinas dadas após o nascimento, como as vacinas de 2 meses ou 4 meses, têm durabilidade indeterminada.

Vacina pentavalente ou hexavalente (a famosa vacina que dá febre) realizada aos 2, 4 e 6 meses… => Não medicar antes da vacina, aguardar pelo menos 1h pois o antitérmico pode REDUZIR A eficácia da mesma!

A aplicação é feita no braço do pequeno, e a reação ocorre no local, e pode perdurar de uma semana até 2 meses após a picadinha. Não se assuste: um nódulo avermelhado poderá surgir e poderá se tornar uma ferida, que logo será coberta por uma casquinha seca e se tornará uma cicatriz.

As crianças menores de 3 meses de idade não podem tomá-lo e as que têm 6 meses de idade só podem fazer uso dele sob a supervisão de um bom pediatra.

Indicado para redução da febre e para o alívio de dores, Ibuprofeno é utilizado para o tratamento destes sintomas em gripes e resfriados. Ainda colabora na redução de dores de garganta, cabeça, dente, nas costas, cólicas menstruais e dores musculares.

Constipação (prisão de ventre), diarreia, dispepsia (indigestão), edema (inchaço), flatulência (gases), hiper secreção gástrica (aumento da quantidade de suco estomacal), dor de cabeça, irritabilidade, nervosismo, prurido (coceira) de pele, zumbido e vômitos.

Não há nenhuma contraindicação para colocar o Xô Febre sobre o local da vacina, sendo também uma ótima opção para o alívio do desconforto que a criança possa estar sentindo após a vacina, reduzindo a dor que normalmente fica no local da picada.

Os medicamentos antitérmicos podem ser usados se houver reação APÓS a vacinação, mas não antes, como forma de prevenção. Em estudos realizados, observou-se que as crianças que receberam paracetamol profilático apresentaram uma redução nos títulos de anticorpos das vacinas administradas.

O que é considerado febre em um recém-nascido? Se o seu recém-nascido tiver 2 meses ou menos e uma temperatura de 38,5 graus Celsius ou mais, isso é um sinal de febre. Você deve entrar em contato com seu médico imediatamente para que ele possa verificar se não há uma infecção ou doença grave subjacente.

Isso é comum, mas é sempre bom ficar de olho! Para aferir a temperatura, posicione o termômetro na axila do bebê e aguarde. Se a temperatura indicada estiver acima de 37,5 C°, o bebê está com febre. Em casos de febre muito baixa, garanta o conforto e a hidratação da criança.

Febre acima de 37.8 graus até 72 horas da aplicação, dor e vermelhidão no local da picada, enjoo e diarreia. Irritabilidade, choro, sono e falta de apetite também podem surgir.

Observar febre por até 2-3 dias, sintomas como dor ou irritabilidade. Colocar gelo no local da aplicação se com edema ou dor. Caso tome a vacina contra o rotavirus, orientamos cuidados com as fraldas, lavar sempre as mãos antes e depois de troca-las e despreza-las por 1 semana fora do quartinho do bebê.