Pode dar leite para gato doente?

Perguntado por: jteixeira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Mesmo que o pet não seja alérgico nem intolerante à lactose, você não pode dar leite para gato. Isso porque as rações secas ou úmidas são a melhor opção para garantir uma alimentação rica e equilibrada ao seu bichano. Já o leite não oferece nenhum benefício nutricional para ele, sendo assim, é melhor evitá-lo.

Visto que os gatos podem sofrer de problemas digestivos com a ingestão de leite, este não deve constar na sua dieta. O leite especial para gatos, ou o leite sem lactose, contém uma quantidade muito pequena de lactose e portanto, são mais bem tolerados pelos gatos.

Gato fraco e sem comer
O importante é garantir que ele receba nutrientes em quantidade suficiente para manter suas funções corpóreas de forma adequada, sendo necessário realizar a alimentação forçada (como o auxílio de uma seringa) até que ele volte a comer sozinho.

Soro para gato desidratado
Além de consumir água limpa e fresca como tratamento da desidratação, é necessário reabastecer os níveis de eletrólitos para restaurar o equilíbrio do corpo. Você pode encontrar fluidos ou soros orais ricos em eletrólitos para gatos em algumas clínicas veterinárias e petshops.

O ideal é que os alimentos macios e úmidos tenham a concentração de vitaminas e minerais que seu gatinho precisa para recuperar-se mais rápido. Neste sentido, a alimentação natural aparece como uma boa opção por ser ter componentes capazes de fortalecer a imunidade dos pets.

Então, se seu gato não quer comer, intercalar rações secas e sachês para gatos é um ótimo jeito de tornar a alimentação mais interessante para o seu companheiro bigodudo – mas não fique trocando os alimentos a todo momento, porque os gatos não gostam de mudanças frequentes.

Estimular o gato a brincar é importante não só no controle de peso e fortalecimento da musculatura, mas também no aspecto psicológico dele. Eles são animais ativos, ligados ao instinto, curiosos e desbravadores de território, estimular brincadeiras parece ser uma ótima forma de manter essas características ativas.

Não, gatos não podem tomar leite. Sim, eles gostam, é verdade. No entanto, apesar de não ser um produto tóxico, ele não é saudável para os felinos, podendo fazer com que desenvolvam diarreias e vômitos. “Existem outros alimentos muito mais saudáveis para se oferecer.

Não podemos dar soro caseiro para gato, explica Marina, pois o soro caseiro não é efetivo para casos de desidratação, pois o felino não tomará espontaneamente – e forçar a ingestão pode estressá-lo.

Apesar de os gatinhos beberem o leite materno, até ao desmame que ocorre pelas quatro semanas de idade, eles ainda assim necessitam de água. Após o desmame, a maioria dos gatinhos perde a capacidade de digerir o açúcar do leite de forma eficaz, pelo que a sua principal fonte de hidratação é a água.

- Comece devagar e com pequenas quantidades, já que o animal não poderá recusar o excesso. - Bata a ração (seca ou úmida) que ele estiver acostumado a comer para evitar diarreia — lembrando que a seca precisa amolecer primeiro. - Dilua bastante.

dois dias

Independentemente do motivo, o gato não pode ficar sem comer por mais de dois dias. Isso porque, além de debilitar o bichano, o prolongamento desse estado pode levar a uma doença chamada lipidose hepática, que se agrava de acordo com quanto tempo que o gato ficou sem comer.

Cetoprofeno ou ketoprofeno: Com a mesma finalidade do Meloxicam, é considerado muito seguro para gatos!

É possível encontrar soluções prontas em pet shops, mas se preferir fazer você mesmo, o soro caseiro para gatos leva os seguintes ingredientes:

  1. 1 panela;
  2. 1 litro de água mineral;
  3. 1 colher de chá de sal;
  4. 1 colher de sopa de açúcar;
  5. ½ colher de chá de bicarbonato de sódio.

Se forçar goela abaixo for a única solução...
- Comece devagar e com pequenas quantidades, já que o animal não poderá recusar o excesso. - Bata a ração (seca ou úmida) que ele estiver acostumado a comer para evitar diarreia — lembrando que a seca precisa amolecer primeiro. - Dilua bastante. - Use dosador oral.

Em alguns casos, o veterinário pode prescrever remédio para gato com nariz entupido, e realizar lavagens com soro fisiológico também pode ser indicado.