Pode dar mama depois da dipirona?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Posso tomar analgésicos e anti-inflamatórios durante a amamentação? Os analgésicos que não necessitam de prescrição médica são geralmente seguros para uso na amamentação. Entre eles, estão o paracetamol, a dipirona e o ibuprofeno.

Posso amamentar depois de ter dado remédio? (Paracetamol) , minha bebê ter 4 meses e tomou vacina e. Olá, bom dia! Sim a senhora pode continuar com a amamentação normalmente.

"É bom lembrar que tentar enganar a criança, misturando o remédio a bebidas, não é recomendado, porque leite e sucos, por exemplo, podem neutralizar o efeito do medicamento.

A dipirona causa queda de pressão , por isso não é recomendada para bebês. Crianças menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 Kg não devem ser tratadas com Dipirona.

Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode diminuir o efeito de alguns medicamentos, especialmente dos remédios usados no tratamento de problemas da tireoide, de alguns antibióticos ou dos suplementos de ferro.

Não tome remédio com leite
“Algumas substâncias se ligam ao cálcio do leite, formando um complexo que não pode ser absorvido pelo organismo, diminuindo a ação do medicamento”, explica. O ideal é tomar o remédio com água.

A dipirona também começa a fazer efeito em média 30 minutos após a administração oral, atingindo a maior concentração plasmática em 2 horas. Além disso, o efeito no manejo da dor dura entre 4 a 6 horas, sendo posteriormente expelida pela urina.

Para baixar a febre do bebê é aconselhado:

  1. Retirar o excesso de roupas do bebê;
  2. Oferecer líquidos para o bebê, que pode ser leite ou água;
  3. Dar um banho no bebê com água morna;
  4. Colocar toalhas molhadas em água fria na testa; nuca; axilas e virilha.

Fique tranquila; Paracetamol está entre os fármacos compatíveis com a amamentação!

Os metabólitos da dipirona são excretados no leite materno. A amamentação deve ser evitada durante e por até 48 horas após a administração de dipirona 1.

Posso tomar medicamentos durante a amamentação? Você pode tomar paracetamol, ibuprofeno e alguns antibióticos durante a amamentação, 9,10 desde que converse com um profissional de saúde e siga as instruções de dosagem. Lembre-se de que o ibuprofeno é contraindicado para mães asmáticas.

Desta forma, o ideal é que os remédios sejam tomados com água, e os produtos à base de leite e seus derivados sejam evitados ou ingeridos com um intervalo de pelo menos 2 horas antes ou 1 hora depois de tomar o remédio.

Não tome remédio com álcool
A farmacêutica explica que a associação do álcool com remédios pode cortar a eficácia deles ou até mesmo potencializar os efeitos do álcool. Isso acontece porque o álcool e os medicamentos são metabolizados pelo fígado, e, quando ingeridos na mesma hora, levam o órgão à exaustão.

Oferece alívio de 30 a 60 minutos após a ingestão, com efeito sustentando por até 4 horas.