Pode dar mandioca para o coelho?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Sim, o coelho pode comer mandioca cozida, no entanto, ela não pode ser a base da alimentação dos orelhudos. Além disso, sempre compre mandioca com boas procedências e a variedade mansa (macaxeira ou aipim).

O que é permitido para alimentar coelhos?

  • Ração. A ração deve compor a maior parte de sua dieta. ...
  • Feno. ...
  • Verduras. ...
  • Legumes. ...
  • Frutas. ...
  • Verduras liberadas para todo dia! ...
  • Legumes e outras verduras para coelhos. ...
  • Outra ótima opção de alimentos são as frutas.

Mandioca, macaxeira ou aipim? Independente de como a raiz é chamada na sua região, o que vale é que ela é rica em carboidratos e conta com altas concentrações de nutrientes. Substituta oficial da batata, tem uma consistência mais macia e pode ser servida frita, cozida ou ensopada.

Para quem também tem essa dúvida, saiba que a resposta é sim, a grama para coelho está autorizada. Inclusive, trata-se de um alimento importante para a nutrição desses animais na natureza. Já para peludos domésticos, esse coelho come grama. No entanto, esta não deve ser a base da alimentação do pet.

Segundo Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, arroz não está entre os alimentos para coelho recomendados, nem mesmo esporadicamente. Ainda que não seja tóxico, você não deve dar arroz para coelho, uma vez que o alimento pode trazer prejuízos à saúde dele.

De maneira geral, esse não é um alimento tóxico para os felpudos. Contudo, não é recomendado oferecer milho para coelho ou até mesmo torná-lo parte da dieta do pet. Isso porque, diferentemente de outros vegetais, o grão de milho não é composto, principalmente, por celulose, mas por um tipo de polissacarídeo complexo.

Como orientação geral, os coelhos podem comer duas vezes por dia. No entanto, assim como acontece com a quantidade, a frequência com a qual um coelho deve comer depende de vários fatores, entre os quais cabe destacar que a idade é a mais relevante.

Como saber se o coelho está com frio?

  • Tremores;
  • Focinho e orelhas frias;
  • Dificuldade para respirar;
  • Respiração lenta;
  • Movimentos lentos,
  • Letargia.

Esse alimento é perfeito para oferecer como petisco ou como recompensa, mas você já sabe: apenas a fruta. Embora contenha açúcar (2,6 gramas a cada 100 gramas), os coelhos podem comer tomate, e essa fruta contém muitos benefícios, refletidos em nutrientes importantes que podem contribuir para a dieta do animal.

Não existe nenhum tipo de contraindicação para o consumo desse alimento, mas um cuidado importante precisa ser tomado.

São consideradas como mansas ou de mesas as raízes que apresentam menos de 50 mg de HCN/kg de raiz fresca sem casca; moderadamente venenosas: 50 a 100 mg de HCN/kg de raiz fresca sem casca; e bravas ou venenosas: acima de 100 mg de HCN/kg de raiz fresca sem casca.

A mandioca-amarga ou brava possui alto teor de ácido cianídrico (quantidade de linamarina maior que 100 mg/kg), extremamente tóxico ao homem e aos animais. Quando a linamarina sofre a ação de enzimas externas ou existentes na própria raiz, surge o ácido cianídrico, com alto ou baixo grau de toxidade.

Como os coelhos são animais herbívoros, eles podem comer cenoura. Entretanto, esse vegetal não é muito recomendável, já que possui um alto nível de açúcar para o animal. Além de poder afetar o intestino e o fígado dele, a cenoura, se dada em excesso, pode prejudicar a alimentação saudável do animal.

Quem tem um coelho vê-o frequentemente cavar, mordiscar, correr e pular. É natural, os coelhos adoram estar em movimento e explorar tudo à sua volta. Como animais de estimação, estes versáteis peludos precisam de estimulação!

Na alimentação dos fofinhos, apesar de parecer que coelho pode comer alface, o alimento não é recomendado, especialmente a alface-americana. Isso porque, além de relativamente pobre em nutrientes, a alface para coelho é muito rica em água, o que pode provocar diarreias.