Pode dar ovo para o gato?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A melhor forma de oferecer essa proteína para os felinos é cozida. Sim, seu gato pode comer ovo cozido!

Os gatos podem comer gema de ovo tranquilamente e é o lugar que mais contêm os nutrientes que fazem bem ao organismo. Caso ofereça o ovo cozido, você pode deixar a gema mais molinha para que a textura fique interessante ao gatinho. Nunca ofereça ovo frito pois a gordura que estará presente poderá fazer mal ao gatinho.

Sendo assim, é importante que o tutor saiba que o gato pode comer ovo, mas de maneira moderada para evitar o aumento nos níveis de colesterol. É como um petisco de gato mesmo! O ideal é que o felino consuma ovos apenas uma ou duas vezes na semana e sempre junto com outros alimentos nutritivos.

Como mencionamos, você até pode dar arroz para gato, mas esse alimento é muito rico em carboidratos. Desse modo, ele não vai soma na alimentação do animal. Ainda assim, gato filhote pode comer arroz, desde que o grão esteja cozido e sem nenhum tempero!

Mesmo que o pet não seja alérgico nem intolerante à lactose, você não pode dar leite para gato. Isso porque as rações secas ou úmidas são a melhor opção para garantir uma alimentação rica e equilibrada ao seu bichano. Já o leite não oferece nenhum benefício nutricional para ele, sendo assim, é melhor evitá-lo.

Não são apenas os coelhos que podem comer cenoura, cães e gatos também podem ter o legume como petisco. Neste caso, ela deve ser servida crua e em formato de palito.

O ideal é que o gato de estimação adulto coma 5 pequenas porções ou mais por dia. Essa dieta estimula o instinto natural dos felinos. Além disso, os gatos são animais metódicos – ter uma rotina alimentar com horários fixos para as refeições ajuda muito no bem-estar e na saúde física e mental deles.

Em semelhança com muitos outros alimentos, pequenas quantidades de pão são geralmente aceitáveis. Os gatos não devem comer pão com regularidade, mas pode oferecer como um biscoito de vez em quando. Em termos de saúde, não há nada no pão cozido que seja prejudicial para o seu gato, mas deve ser consumido com moderação.

Diferentemente dos cães, o paladar dos gatos não é tão amigável quando o assunto é o fígado de boi (e até mesmo o de galinha). O alimento pode trazer intoxicações e levar a alguns problemas de saúde. Por isso, a resposta é não! O fígado não está liberado para nossos amigos felinos.

É uma das frutas que os gatos podem comer em segurança em pequenas porções. Mas certifique-se de que o seu gato não come nenhuma casca de banana; a casca deste fruto pode causar perigo de asfixia e não é digerível. Consumir bananas em excesso pode ser problemático e contribuiu para problemas gastrointestinais.

O gato pode comer iogurte natural, de preferência desnatado, sem aroma, sabor e corantes artificiais. Uma simples olhada nos ingredientes do produto ajuda a escolher a melhor opção para o seu bichano. Não ofereça iogurte natural para os gatos com açúcar, adoçante ou muita gordura na composição.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Sardinha, um pedacinho de carne bovina ou de frango são algumas das comidas que os gatos mais gostam, principalmente se estiverem fresquinhas. Experimente dar um pouco de algumas dessas carnes entre uma refeição ou outra — eles vão adorar!

Bichanos são carnívoros Por isso, o gosto salgado é o mais atraente para o pet; Gatos não sentem o doce.

1- Frango: é um dos alimentos favoritos dos gatos e está liberado! Lembre-se apenas de cozinhá-lo, pois o frango cru pode conter microrganismos nocivos à saúde do pet, e de não utilizar temperos, como o sal, que são prejudiciais. Um jeito melhor de oferecer o frango é servi-lo desfiado.

Não é recomendado dar sardinha em lata para gato, mas caso você queira dar, ela pode ser servida como um petisco, ocasionalmente e em pouca quantidade. Outro ponto é dar preferência pela sardinha conservada em água, não no óleo.

Muita gente também pode se questionar se gato pode comer carne moída. Aqui, a mesma regra se aplica. É liberado, sim, oferecer carne moída aos gatinhos, desde que ela esteja cozida. Outra alternativa para o consumo seguro de carnes para os gatos é prepará-las grelhadas — também sem adição de temperos ou gorduras.

Se a cena descrita lhe parece familiar, saiba que a pipoca não é tóxica aos gatos, mas ela não traz nenhum benefício ao pet. “A pipoca não faz parte da dieta dos felinos.

Se você está se perguntando se o gato pode comer frango, a resposta é sim! Para isso, deve seguir as mesmas recomendações de preparo que o peixe: precisa ser cozido, sem ossos e sem temperos.

Os gatos devem beber apenas uma coisa para se manterem hidratados: água. Apesar da crença popular, o leite não é bom para os gatos e o correto é evitar os laticínios.

A resposta curta é: pode. Entretanto, é necessário prestar atenção a alguns detalhes: Após ser umedecida, a ração tem um prazo de validade muito mais curto.

Continuar lendo É bom dar ovo pro gato?