Pode deixar o bebê chorar até cansar?

Perguntado por: uneves3 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

No entanto, a nossa pediatra consultada não recomenda deixar um bebê chorar até dormir: “eles, eventualmente, podem até dormir após chorar muito, mas só vão porque estão exaustos e ao perceberem que não serão acolhidos”, explica.

Não deixe o bebê chorando
Bebês menores de seis meses não fazem manha. Esse comportamento deliberado para chamar atenção exige que o cérebro esteja um pouco mais desenvolvido. Então, no caso dos recém-nascidos, o choro é totalmente impulsivo, além de ser a sua única forma de se comunicar com o mundo.

Chorar várias vezes ao dia é normal nos primeiros meses. Agora, se o choro do bebê não permite que ele durma ou seja alimentado normalmente, o sinal é de alerta. O choro excessivo pode indicar algum problema de saúde, principalmente se o bebê estiver com dor ou febre.

Primeiro mês de vida – Desenvolvimento do bebê mês a mês
Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira.

Por mais que corte o nosso coração, um estudo da Flinders University concluiu que não faz mal deixar o bebê chorar e desabafar um pouco antes de dormir. Claro que não vamos deixar isso acontecer por horas a fio sem fazer nada, mas também não podemos “socorrer” a cada choro.

A cólica típica se manifesta como um ataque de choro forte, agudo, estridente e crescente. O bebê se estica, fica vermelho, vira a cabeça para os lados e se encolhe. Com frequência, elimina gases durante o choro, o que traz certo alívio.

Para os recém-nascidos, enrole o bebê em uma manta ou cueiro como se ele fosse um charutinho. Ajuda a tranquilizar e pode deixar assim até ele começar a rolar ou sentir calor. Normalmente isso acontece por volta dos 2 meses.

Deixe o bebê chorar um pouquinho, acalme-o e volte para o berço ou carrinho (ou outro local em que você pretende que ele permaneça). Faça assim até que ele desacostume do colo. – Dedique um momento do seu dia especialmente ao seu filho.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Aos 2 meses, o bebê melhora a sustentação da cabeça, levantando a cabeça quando é colocado de bruços. Além disso, o bebê consegue perceber alguns sons e acompanha com o olhar o movimento das pessoas, explorando mais o que está à sua volta.

– A resistência para dormir aumenta nessa fase. – Os despertares noturnos podem aumentar, principalmente nos 7 a 10 primeiros, que é o período que ocorre o salto de desenvolvimento dos 2 meses. – O bebê passa a dormir de 4 a 5 sonecas por dia, o que totaliza em média 5h.

A “hora da bruxa” é um momento do dia em que um bebé (mesmo estando antes super feliz) entra num período extremamente agitado, o que ocorre normalmente com frequência diária no fim da tarde ou noite. Normalmente nesta hora nada do que costuma acalmar o bebé durante o dia parece funcionar…

Muito barulho e agitação
Ambientes muito barulhentos podem não só deixar o bebê irritado, como também atrapalhar a qualidade do sono dele. Por essa razão, músicas, conversas e aparelhos eletrônicos muito altos podem incomodar bastante os pequenos. Nesse sentido, o ideal mesmo é evitar ambientes com essa atmosfera.

6 sinais de autismo em bebês

  1. 1- Bebê não reage aos estímulos sonoros. ...
  2. 2- Não emite contato visual quando é chamado pelo nome. ...
  3. 3- Não possui expressões faciais. ...
  4. 4- Não brinca com outras crianças e não gosta de gestos carinhosos. ...
  5. 5- Não conseguem e nem tentam falar. ...
  6. 6- Faz movimentos repetitivos.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

Por volta do 10º mês de vida, o bebê já entende o significado da palavra “não” – muitos, inclusive, até repetem a palavra, sacodem a cabeça ou fazem o gesto de negativo com o dedinho. Essa capacidade de compreensão pode começar um pouco antes ou depois, quando ele tem entre 8 e 12 meses, dependendo do ritmo de cada um.

Chegar com um bebê recém-nascido em casa requer uma série de cuidados, não é mesmo? Além de manter tudo limpo e usar álcool em gel sempre que possível, é fundamental deixar o quarto bem equipado com berço, roupas de cama, itens de higiene e de banho (como banheira e um trocador adequado).

Dê um banho quente no pequeno. O banho pode ser a melhor opção para acalmar alguns bebês. Afinal, um bom banho relaxa o corpo, fazendo com que se sintam menos tensos, assim como em adultos. Além disso, como geralmente damos o banho no bebê antes de dormir, ele se sentirá preparado para a soneca.