Pode deixar o chuveiro elétrico ligado gasta energia?

Perguntado por: asoares2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Você sabia que o chuveiro elétrico é responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência? Como é um dos equipamentos domésticos de maior potência, acaba consumindo mais energia e, como consequência, impacta diretamente o valor da conta de energia.

Feche o chuveiro enquanto estiver se ensaboando
Essa dica é antiga e muito eficiente. Na hora de lavar os cabelos ou se ensaboar, feche o registro. A prática, além de ajudar a economizar na conta no final do mês, evita o desperdício e colabora com o meio ambiente.

Em média, o chuveiro no modo inverno consome algo em torno de 4.500 a 6.000 watts. No modo verão, o chuveiro consome algo em torno de 2.100 a 3.500 watts.

Importante destacar também que a seleção da temperatura do chuveiro deve ser feita enquanto ele estiver desligado e nunca durante o banho, evitando assim o risco de choque elétricos”, alerta Ribeiro.

Amigo, o defeito é nos contatos do mesmo, veja bem por que isso acontece: No chuveiro a uma borracha chamada diafragma, esta por sua vez, ao ligar o chuveiro uma pressão interna faz com que esta borracha suba e faz se aproximar os contatos do chuveiro aos contatos de energia.

Às vezes a fiação chega derreter por super aquecimento e o disjuntor não desarma, tomem cuidado. Lembre-se: se você tem um chuveiro na tensão 127 Volts, você gastará com mais fiação e disjuntor, pois a corrente que circulará será maior, porém a potência será a mesma.

Para evitar risco de choque elétricos, deve-se sempre desligar o disjuntor do chuveiro, geralmente eles possuem um disjuntor exclusivo, pois a corrente tende a ser maior que o resto da casa. Caso não seja possível desligar apenas o disjuntor do chuveiro, o ideal é que ele seja desconectado da rede elétrica.

É possível que haja algum curto circuito, e normalmente são os próprios cabos do chuveiro em que a capa derreteu devido ao aquecimento, e um cabo de cobre está em contato com o outro.

Chuveiro elétrico
* Evite seu uso no horário de maior consumo de energia, ou seja, o horário de pico (18 às 21h), pois este é um dos equipamentos que mais consome energia.

O horário de ponta é, por definição, o período do dia em que ocorre um pico na demanda por energia elétrica. No Brasil, em razão dos hábitos da população, esse horário costuma ocorrer entre 17h e 21h.

Se o chuveiro tiver uma potência de 3600 watts, a conta seria: (3600/1000) x 100 = 360 KWh. É importante perceber que esse cálculo explicita a quantidade de quilowatts que serão gastos.

Eletrodomésticos que mais consomem energia

  • Chuveiro elétrico. Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. ...
  • Fogão elétrico. O fogão elétrico gasta muita energia. ...
  • Secadora de roupas. ...
  • Aquecedor elétrico.

Apesar do conforto de um longo banho, o ideal é que não seja ultrapassado o tempo de oito minutos. Ficar muito tempo embaixo do chuveiro sobrecarrega o aparelho e desperdiça água e energia.

Evite tomar banho quente nos horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30. Para economizar o consumo de água, corrigir prováveis vazamentos já ajuda, e muito.

Mas não se engane que a troca de temperatura pode ser feita com o chuveiro ligado! Fazer a troca com o aparelho funcionando causa um centelhamento e forma alguns arcos pequenos no polo do chuveiro, acarretando no desgaste a longo prazo até que a resistência queime.

Esse defeito é proviniente da mal abertura do contato de desligamento, um eletricista resolve isso bem fácio. Foi útil para você?

Desligue a energia
Comprado o novo chuveiro, é preciso retirar o antigo. Antes de qualquer movimento, é imprescindível desligar a energia elétrica alternando o disjuntor do banheiro. Em instalações mais modernas, é possível encontrar uma pequena tomada ao lado do chuveiro e, neste caso, é ela quem deve ser desligada.