Pode deixar o gato sozinho?

Perguntado por: spilar7 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Voltando à questão principal do texto, a resposta é: sim, o gato pode ficar sozinho. Contudo, é importante observar as particularidades de cada bichano e atentar-se a alguns pontos importantes, que garantem que ele fique seguro enquanto não há ninguém por perto.

48 horas

Afinal, gato pode ficar sozinho o dia todo? A partir de um ano de idade, os gatos já são considerados adultos e estão completamente desenvolvidos. Por esse motivo, eles podem ficar sozinhos por cerca de 24 a 48 horas seguidas – se todos os cuidados forem tomados.

Normalmente, os gatos podem ser autossuficientes por até 48 horas, mas mais do que isso seria desaconselhável, pois podem ficar sem água e comida e as caixas de areia podem se tornar bem desagradáveis!

Mesmo sabendo que os gatos gostam de dormir no escuro e no claro, a verdade é que os felinos têm a visão noturna aguçada. O gatinho enxerga melhor do que o tutor na falta de luminosidade total. Porém, mesmo assim, é necessário ter um pequeno facho de luz para que ele enxergue melhor que o ser humano.

De início, preste atenção a alguns sinais e pequenas mudanças de comportamento. Às vezes, a linguagem corporal do seu pet pode indicar a infelicidade, como orelhas recolhidas, cauda dobrada, pelos eriçados, entre outros sinais corporais que um gato triste pode transmitir para os tutores.

Circula pelas redes sociais a informação de que se um gato criado dentro de apartamento ou casa sair e se perder, a caixa de areia do animal deve ser colocada do lado de fora da residência porque ele sente o cheiro a 2 km de distância e pode encontrar o caminho do lar.

Gatos costumam passar a imagem de animais solitários e, às vezes, eles preferem mesmo ficar sozinhos a ter que interagir com qualquer animal ou pessoa. Mas gatos são animais independentes e precisam também da privacidade deles e prezam por isso. Um gato solitário, contudo, também pode gostar de companhia.

Depende. Se alguém da família tem alergias ou outro problemas de saúde, dormir com gato faz mal. Caso contrário, de modo geral, não há problemas”, afirma o veterinário. Por isso, pode deixar seu peludo subir em sua cama sem medo.

“Os gatos são animais de rotina e não gostam de mudanças”, explica o veterinário. “Assim, de uma maneira geral, eles estranham a mudança e podem demorar até duas semanas para se adaptar em um novo ambiente”, complementa.

Ter um jardim no quintal deixa a casa mais bonita e arejada. Além disso, os gatos adoram! Eles amam a natureza, rolar na grama, ficar na sombrinha e brincar entre as plantas. O pet se diverte bastante e ainda tem a chance de aguçar seu instinto caçador e curioso com estímulos físicos e mentais.

Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons. Como resultado dessa condição, a visão dos gatos é embaçada e eles não conseguem ver os detalhes de objetos.

O real motivo para você não olhar nos olhos do gato está diretamente ligado ao seu instinto de sobrevivência. Desse modo, o felino entende que ao olhar diretamente nos olhos dele, você representa uma ameaça. Portanto, ele fará de tudo para se defender, inclusive, atacar.

O local certo. Geralmente, eles gostam muito de carinho nas costas e na região da cabeça, entre as orelhas e perto dos olhos.

Primeiro, saiba que não há nada de errado com seu gato. Na verdade, ao ficar na posição supina – de barriga para cima –, o pet está comunicando que está relaxado, em intenso estado de bem-estar. Isso só acontece quando ele está seguro e tranquilo, por isso fica assim ao receber carinhos.

Quando os felinos se sentem em perigo, morder se torna uma defesa contra a ameaça. Situações estressantes, como tomar banho ou vacina, por exemplo, também podem ser um gatilho. É fácil identificar quando eles se sentem dessa forma: orelhas para trás, olhar fixo e até arrepios pelo corpo.

Ou seja, ir com você ao banheiro pode ser uma oportunidade para explorar, brincar, relaxar ou só observar a sua movimentação. Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina.

Olfato, audição e muita curiosidade
Uma das explicações para o gato te seguir até o banheiro pode estar no olfato bastante apurado dos felinos. O banheiro é constituído por uma mistura de odores que despertam uma sensação única, o que pode ser bem estranho para nós humanos.

Os felinos são muito sensíveis a cheiros fortes, mesmo que seja de um pouquinho de canela. Muitos temperos com odor forte são considerados repelentes naturais para gatos. O olfato do gato não lida muito bem com fragrâncias fortes, como a de canela, cravo ou cominho.

Aliás, eles podem dormir de 15 a 20 horas por dia. Ainda que sejam domésticos, os gatos mantém a fisiologia de um predador. Sendo assim, adotam hábitos noturnos: dormem mais durante o dia e usam a noite para caçar.